>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Exames de rotina e a saúde do homem

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 17/03/2016 00:00

 

Homem, sua saúde não espera só porque você está sempre muito ocupado, a ponto de não dedicar tempo e atenção a ela - ao contrário! Já se sabe que uma rotina agitada e estressante tem um grande peso no surgimento de doenças evitáveis mesmo entre os mais jovens.

O clínico geral do Hospital Samaritano, dr. José Renato das Neves, explica que "a partir dos 20 anos, os exames indicados são os de rotina, ou seja, pressão arterial, colesterol e triglicérides". E se você já passou dos 30, deve redobrar os cuidados, principalmente por causa das doenças ligadas à próstata e ao coração. Saiba mais sobre os principais exames que garantem a saúde do homem:

Colesterol e triglicérides - Taxas elevadas de colesterol e triglicérides não provocam sintomas. Então, você deve fazê-los desde cedo, especialmente se tiver histórico familiar. Repita-os pelo menos a cada cinco anos e reduza este intervalo no período mais crítico, ou seja, entre os seus 40 e 60 anos de idade.

Pressão arterial - Muito simples e rápido, este teste deve ser feito sempre que você for ao médico, ou anualmente, caso tenha histórico familiar. Uma pressão arterial acima de 14/9 indica hipertensão, e sua detecção precoce pode evitar ataques cardíacos e derrames. Antes dos 50 anos, faça este exame a cada dois anos. Depois, faça-o anualmente.

Diabetes - Um simples exame de sangue revelará se o seu organismo produz ou não a quantidade necessária de insulina ¿ o hormônio do pâncreas que ajuda as células a produzirem energia. Se estiver acima do peso, com colesterol alto e pressão alta, faça exames periódicos de glicemia e, dos 30 aos 50 anos de idade, a recomendação é que você o faça pelo menos uma vez por ano.

Exame de próstata - Localizada embaixo da bexiga, a próstata é a glândula responsável pela produção do líquido seminal. Com o passar da idade, ela pode aumentar de volume, tornar-se rígida e pressionar a uretra, provocando desconforto urinário. Este exame deve ser feito anualmente, a partir dos 50 anos, por meio do toque retal e da dosagem de PSA. Se você tiver histórico familiar da doença, este exame pode ser iniciado antes. O câncer de próstata não é fatal se for detectado em estágio inicial.

Intestino - A partir dos 50 anos, este exame é importante para detectar pólipos e lesões cancerígenas. Depois, repita-o a cada três anos.

Marque seus exames e boa saúde!