>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Atividade física: forte aliada contra doenças do coração

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 26/11/2009 18:09

A prática regular de exercícios físicos ajuda a cuidar da saúde do seu coração. Levar uma vida sedentária, em contrapartida, é um comprovado fator de risco para doenças cardiovasculares e para o desenvolvimento de doenças degenerativas, como diabete, hipertensão arterial, osteoporose e muitas outras.

Não é necessário se transformar num atleta para conseguir os ganhos que a prática de atividades físicas pode proporcionar. Basta reservar ao menos 30 minutos, quatro dias por semana. E também não é preciso se dedicar a esportes radicais ou de grande impacto. As melhores atividades físicas para o coração são os exercícios aeróbios, como caminhar, correr, nadar ou andar de bicicleta. Esse tipo de exercício promove a vasodilatação, o que melhora o condicionamento cardiopulmonar, a circulação sanguínea, e ajuda a diminuir a pressão arterial.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Em razão desse conjunto de benefícios, a atividade física interfere positivamente em praticamente todos os fatores de risco para doenças coronarianas: reduz o nível de estresse, ajuda na perda de peso e no controle das taxas de açúcar no sangue (nos casos de pessoas diabéticas) e do colesterol, diminuindo o chamado ¿mau colesterol¿ (LDL) e promovendo o aumento do bom colesterol (HDL).

Os ganhos proporcionados pela prática regular e disciplinada de exercícios se multiplicam quando essa atividade faz parte de um conjunto de cuidados com a qualidade de vida, incluindo praticar uma alimentação saudável, procurar fugir de situações estressantes e se manter longe do tabagismo e de outros hábitos nocivos à saúde. De nada adianta fazer exercícios e, por exemplo, continuar comendo erroneamente e em excesso. É necessário diminuir o consumo de gorduras saturadas (de origem animal e de alimentos derivados dessa gordura, como manteiga, nata, queijo, banha, carne bovina e suína, leite integral, torresmo, lingüiça, gema de ovo). Dê preferência às monoinsaturadas e poliinsaturadas, que são de origem vegetal (óleos de oliva, milho, soja, girassol, canola), e controle a ingestão de sal.

Também é importante tomar alguns cuidados antes de começar a praticar sua atividade física. Recomenda-se, por exemplo, consultar um médico, que lhe indicará uma série de exames para descartar eventuais lesões e definir quais são seus limites para alcançar o máximo de ganho com os exercícios, sem colocar sua saúde em risco. A avaliação cardiovascular inclui teste ergométrico (eletrocardiograma de esforço) e eletrocardiograma (ultrassom do coração).

Também são fundamentais os exames laboratoriais para medir ácido úrico, triglicérides, colesterol e glicose, entre outros. Depois dessas precauções, basta incorporar as atividades físicas à sua rotina diária e, em pouco tempo, passar a usufruir dos benefícios que essa prática proporcionará a seu organismo de modo geral e, em particular, a seu coração.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir