Voz e comunicação no trabalho

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

28 de Abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho
Voz e comunicação no trabalho.

Em muitas profissões, a voz é essencial para a viabilização do trabalho. Vendedores, teleoperadores e professores são alguns exemplos de profissionais que utilizam a voz intensamente em suas atividades.

Comunicar-se com eficácia e eficiência é, nos dias de hoje, umas das habilidades mais exigidas para o ingresso e permanência no trabalho. De acordo com Albert Mehrabian, pioneiro em pesquisa da linguagem corporal na década de 1950, o tom de voz é responsável por 38% da qualidade da comunicação.

Assim, a consciência da própria voz aliada ao conhecimento dos sinais e sintomas que sugerem alterações vocais, bem como o ¿saber¿ usar a voz, são recursos importantes para manter a saúde vocal.

O fonoaudiólogo é o profissional indicado para apresentar sua voz a você, e orientá-lo a lidar com ela, bem como identificar os sinais e sintomas que podem levar a alguma alteração vocal, além de ser o profissional responsável nos casos de reabilitação.

Para quem ouve, você é o que sua voz transmite.

FONTE: Conselho Regional de Fonoaudiologia – 2ª Região/SP
Fga. Fabiana Gonçalves Cipriano – CRFa nº 15.477/SP
Fga Paula Hiromi Kavadi – CRFa nº 13.526/SP

Abrir