>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Animais ajudam no tratamento de doenças

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 13/05/2016 00:00

A Terapia Assistida por Animais (TAA) é uma técnica que utiliza o animal como ferramenta do processo terapêutico no âmbito da saúde física, mental ou social. Nela, o animal auxilia o paciente a atingir os objetivos propostos para o tratamento.

Qualquer paciente pode ser beneficiado pela terapia, não há uma recomendação específica. Contanto que não exista alguma contraindicação, como medo de animais, alergia ou problemas de respiração, entre outras.

Já foram observados resultados em alguns tipos de pacientes com quadros clínicos diferentes. É o caso de crianças com autismo, que apresentaram diminuição de comportamentos negativos e de isolamento, bem como idosos com alzheimer, que tiveram melhora do humor, relaxamento e diminuição da agressividade e do estresse.

Alguns estudos comprovam que o contato com animais traz uma sensação de bem estar e conforto, o que ocasiona a diminuição dos níveis de adrenalina e também a liberação de acetilcolina, hormônio relacionado ao estado de tranquilidade, diminuição da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

Nem todo animal por ser usado para terapia, pois ele precisa ser tranquilo e permitir o contato humano bem próximo. Por isso, cães e cavalos são mais utilizados. Entretanto gatos, coelhos, aves e até peixes também são usados.

Referências

http://www.inataa.org.br/

http://ateac.org.br/tag/terapia-assistida-por-animais/

http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/16239-animais-tambem-podem-ser-terapeutas-e-ajudar-no-tratamento-de-doencas

Abrir