>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Escorbuto tem tratamento fácil

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 05/08/2014 15:14

O escorbuto é uma doença causada pela falta grave de vitamina C A falta desta vitamina prejudica a formação de colágeno, que sustenta a pele, ligamentos e cartilagens, e de sulfato de condroitina, que juntos geram os sinais e sintomas típicos da doença. O escorbuto de rebote pode ocorrer quando o indivíduo toma doses excessivas de vitamina C e depois para repentinamente.

Os sintomas do escorbuto nos adultos são sangramento fácil da pele e da gengiva, dificuldade na cicatrização de feridas, cansaço, palidez, perda do apetite, deformidades e quedas dentárias, pequenas hemorragias, dor muscular e dor nas articulações. Nos bebês a doença causa irritabilidade, dor nas pernas ao ponto de não querer movimentá-las pode gerar a posição de perna de rã, perda de apetite e dificuldade em ganhar peso.

O tratamento para escoburto é feito com a suplementação de 300 a 500mg de vitamina C por dia. Um bom tratamento caseiro para o escorbuto é aumento da ingestão de alimentos fonte de vitamina C, como acerola, morango, abacaxi, laranja, limão, aipo, pimentão vermelho e outros. Recomenda-se tomar de 90 a 120ml de suco de laranja ou de tomate maduro acabados de fazer, todos os dias, por vários meses.


Referências:
http://www.abc.med.br/p/sinais.htm
http://www.tuasaude.com/escorbuto/
http://biblioteca.univap.br/dados/INIC/cd/inic/IC4%20anais/IC4-9.pdf