>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Pilates: benefícios para praticantes

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 05/08/2014 15:31

O Pilates é um método de exercícios que tem como princípios a respiração completa, o acionamento do centro de força, a precisão, o controle, a fluidez e a concentração, além de proporcionar uma série de benefícios. Conheça alguns:

Combate o estresse- os praticantes adquirem um poder maior de controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, ansiedade e nervosismo.

Ameniza dores – os exercícios promovem o realinhamento da coluna e o fortalecimento da musculatura abdominal e contribuem para a reabilitação de diversas patologias.

Corrige a postura - com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar.

Trabalha os músculos - durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações também são estimuladas.

Melhora a flexibilidade - os exercícios voltados para a melhora da flexibilidade são aqueles que enfatizam o alongamento global do corpo.

Estimula a coordenação motora - é possível adquirir equilíbrio e melhor percepção espacial dos objetos em relação a si mesmo.

Previne fraturas causadas pela osteoporose - aumenta a força muscular, ajudando a modelar a estrutura óssea e estimula o alongamento, tornando o praticante mais ágil e atento à postura.


Referências:
http://www.minhavida.com.br/fitness/galerias/14312-conheca-nove-beneficios-do-pilates
http://maisequilibrio.com.br/fitness/pilates-3-1-2-76.html
http://fisioterapiamanual.com.br/blog/areas-da-fisioterapia/pilates-3/