>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • O que é o raquitismo

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 11/09/2014 14:19

O raquitismo é uma doença causada pela falta de vitamina D, cálcio ou fosfato, provocando o amolecimento e a fragilidade dos ossos devido a uma má absorção do cálcio. Fala-se do raquitismo quando acontece na criança, mas a falta da vitamina D também pode afetar adultos, entretanto, o quadro neles é diferente.

O raquitismo pode ser devido a hepatopatias crônicas, insuficiência renal, acidose, uso prolongado de anticonvulsivantes etc. Também pode ocorrer por perda de fósforo, natureza congênita ou lesão renal. Por isso, é mais comum que os déficits de vitamina D ocorram em pessoas que se expõem pouco ao sol, precisam ficar em ambientes fechados, têm intolerância à glicose, não bebem leite e não usam derivados dele ou seguem uma dieta vegetariana.

Os principais sinais e sintomas do raquitismo são deformidades dos ossos e dos dentes, hiperexcitabilidade neuromuscular, irritabilidade, hiperatividade, baixa estatura, sudorese abundante na cabeça, tetania, convulsões, protuberâncias na caixa torácica, atraso na erupção dos dentes ou defeitos na estrutura deles, fraqueza e hipotonia muscular, ossos que se quebram facilmente, braços e/ou pernas arqueadas, deformidades na coluna, doenças respiratórias de repetição etc.

O raquitismo pode ser diagnosticado com exames de sangue que meçam os índices plasmáticos de cálcio, fósforo e fosfatase alcalina, bem como por meio de radiografias dos ossos afetados, que podem apresentar perda dos limites ósseos, rarefação óssea e/ou fraturas.

O tratamento do raquitismo consiste em aumentar os níveis de fósforo, fosfato e vitamina D no organismo, por meio de uma dieta rica nesses elementos. Os seguintes alimentos são fontes de vitamina D e devem ser ingeridos livremente: manteiga, ovos, óleo de fígado de peixe, margarina, leite fortificado, sucos, atum, arenque e salmão. As patologias que geram o raquitismo devem ser tratadas pelos meios próprios.

Referências:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/raquitismo
http://www.abc.med.br/p/saude-da-crianca/380559/raquitismo+definicao+causas+sinais+e+sintomas+tratamento+evolucao+prevencao.htm
http://www.tuasaude.com/raquitismo/