>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Andropausa, queda de testosterona

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 06/10/2014 17:51

A andropausa é o declínio de testosterona que ocorre nos homens e pode interferir tanto na vida sexual, quanto na fertilidade e também na saúde do homem de uma forma geral.

Os sintomas variam e dependem da faixa etária  do homem, mas geralmente eles ocorrem entre os 40 a 55 anos. Mudanças de humor, cansaço, redução do desejo sexual (libido), impotência, depressão, irritabilidade, diminuição de pelos e massa corpórea  são alguns deles.

Diferentemente da menopausa, em que há a interrupção da menstruação, não há um sintoma específico que marque essa “transição”. Essa “transição” dos homens pode ser bem mais gradual e se estender por décadas.

Geralmente, o que contribui no desencadeamento da andropausa é: álcool, obesidade, estresse psicológico, medicação  e infecções . Com o avanço da idade, a queda nos níveis de testosterona vai ocorrer praticamente em todos os homens.

O diagnóstico é complexo, pois os sintomas podem ser muito leves e variam de homem pra homem.

O tratamento indicado para a andropausa, geralmente, é feito com a reposição hormonal para poder normalizar os níveis de testosterona no sangue. Essa reposição é recomendada aos homens que, além dos sintomas típicos da andropausa, como diminuição do desejo sexual e dos pelos no corpo, por exemplo.

Os homens que  apresentarem, no exame de sangue, níveis de testosterona abaixo de 300 mg/dl ou 6,5 mg/dl³, precisam fazer essa reposição hormonal.do exame de sangue, os níveis de testosterona total abaixo de 300 mg/dl ou 6,5 mg/dl³.

 

Referências:
http://www.endocrino.org.br/o-que-e-andropausa/
http://www.tuasaude.com/tratamento-para-andropausa/
http://www.andropausa.med.br/andropausa/