>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Distúrbio de ansiedade

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 06/10/2014 18:41

A ansiedade é uma sensação ou sentimento de alerta, normal do ser humano, e está relacionada à apreensão, nervosismo ou medo.

Esse sentimento geralmente aparece em momentos nos quais a pessoa sofre muita pressão psicológica ou está exposta a uma situação nova ou desconhecida.

A principal característica da ansiedade é a excitação, provocava pelo Sistema Nervoso Central.

O que geralmente desencadeia a ansiedade são:

• Preocupações exageradas com trabalho, dinheiro, saúde ou família;
• Sensação de que algum desastre ou algo muito ruim vai acontecer;
• Sentir medo exagerado de ser humilhado em público;
• Ter pavor depois de uma situação difícil;
• Falta de controle sobre pensamentos, imagens, ou atitudes, que vão se repetindo, independentemente da vontade.

Como já foi dito, é natural sentir ansiedade em alguns momentos. No entanto, quando o sentimento vem com maior intensidade e duração, é sinal de que é algo mais sério e pode ser uma ansiedade patológica.

Diferentemente da ansiedade normal, a patológica paralisa a pessoa, traz prejuízo ao seu bem estar e ao seu desempenho nas atividades do dia a dia e não permite que ela enfrente as situações que a ameaçam.
Existem alguns distúrbios provocados pela ansiedade:

Distúrbio do pânico: é quando se manifesta uma forte crise de ansiedade ou nervosismo. Muitas vezes vem acompanhado de taquicardia (coração fica em um ritmo acelerado) e medo intenso. Geralmente a pessoa sente medo de ficar louca ou tem a sensação de que vai morrer;

Agorafobia: é o medo de estar em espaços públicos ou no meio de multidões. O indivíduo fica preocupado ou apreensivo ao sair de casa e só consegue sair acompanhado de outra pessoa.Fobia social: medo exagerado de ser observado ou avaliado por outras pessoas. Geralmente quem tem fobia social evita comer, falar ou escrever na frente dos outros, pois se sente constrangido.

Fobia específica: algumas pessoas têm algum medo incontrolável de algo específico como altura, viajar de avião, cobras, aranhas e etc.Obsessão: acontece quando sentimentos e pensamentos constantes são depositados principalmente em pessoas queridas. A pessoa fica angustiada e esses pensamentos geralmente estão relacionados a ciúmes e sentimentos ruins.  

Compulsão: é quando o indivíduo tem algum tipo de “mania” exagerada, como por exemplo, verificar se o forno está desligado, a porta está fechada, se as luzes estão apagadas, etc. Ou também aquelas que lavam as mãos a cada dez minutos, ou contam números sem parar.

Estresse agudo ou pós-traumático
: se manifesta quando a pessoa passou por um acontecimento traumático e que sentiu a própria vida em perigo ou viu alguma pessoa nessa situação.Os distúrbios da ansiedade acontecem por causa de uma desordem do sistema nervoso simpático, que libera, na circulação, quantidades maiores de hormônios do que as normais.

O tratamento para os distúrbios de ansiedade são os medicamentos indicados por um médico, alinhados também às sessões de terapia.
As pessoas que apresentam sintomas mais leves e que não interferem nas atividades diárias podem receber somente o tratamento psicoterápico para o controle dos distúrbios de ansiedade.


Referências:
http://emedix.uol.com.br/doe/psi003_1f_ansiedade.php
http://www.escolapsicologia.com/ansiedade-o-que-e-agorafobia/
http://drauziovarella.com.br/drauzio/veja-se-voce-se-enquadra-em-algum-dos-principais-disturbios-de-ansiedade/