>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Câncer de pênis

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 06/04/2015 13:30

O câncer de pênis é um tipo de tumor raro, que afeta geralmente os homens acima dos 50 anos, porém é um câncer que também pode acorrer em jovens. O tumor está relacionado à irritação crônica por má higiene, fimose e doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV.

A melhor forma de prevenção desse tipo de câncer é a higiene, fazendo a limpeza todos os dias com água e sabão, principalmente depois da masturbação e das relações sexuais.
O uso do preservativo em todas as relações sexuais também é outra forma de prevenção. O recomendado é não ter uma grande variedade de parceiros, pois sem o uso da camisinha, as chances de desenvolver a doença são maiores.

Outra forma de prevenir o câncer de pênis é por meio da cirurgia de fimose, ou a circuncisão, como também é conhecida. A cirurgia é necessária, pois algumas vezes a pele de prepúcio é estreita ou pouco elástica, o que impede a exposição da cabeça do pênis, dificultando na hora da limpeza.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que no Brasil cerca de 2% dos tumores que afetam os homens é o câncer de pênis. Ele é mais comum nas regiões Norte e Nordeste.

O principal sintoma desse tipo de câncer é a ferida ou úlcera persistente, ou também uma tumoração localizada na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. Algumas vezes, há também o aparecimento de uma secreção branca ou ínguas na virilha.

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de pênis tem muitas chances de cura. No entanto, se o tumor crescer e persistir, sem o devido tratamento, pode levar à amputação do pênis. As lesões ou tumorações penianas são avaliadas e analisadas por meio de uma biópsia, indicada por um urologista.

O tratamento varia de acordo com o local do tumor ou das ínguas na virilha. Cirurgia, quimioterapia e radioterapia também podem ser oferecidas. A cirurgia é o tratamento mais comum para o controle local da doença.

Na cartilha “Câncer, é possível prevenir”, do Instituto do Câncer de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, você aprende muito mais sobre esse e outros tipos de câncer, mitos e verdades, formas de prevenção e, no final do material, você ainda pode fazer um teste para testar seus conhecimentos sobre o assunto. Basta acessar o link: http://www.educacao.sp.gov.br/docs/cartilha_cancer_site.pdf

Referências:

American Cancer Society
Sociedade Brasileira de Urologia (SBU)
Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)