>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Ortorexia nervosa

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 06/04/2015 14:01





















A ortorexia nervosa é um distúrbio em que o indivíduo tem obsessão por alimentos saudáveis.

O termo ortorexia foi criado pelo médico norte-americano Steven Bratman, autor do livro Health Food Junkies (Viciados em comida saudável) e, embora não seja um transtorno alimentar oficialmente reconhecido no Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), ele é considerado um distúrbio assim como a bulimia e a anorexia nervosa.

A ortorexia começa com um quadro simples, de apenas querer alimentar-se de forma saudável, mas aos poucos, ganha complexidade levando a uma alimentação mais rígida e pouco variada. Quando a pessoa não consegue seguir à risca essa alimentação rigorosa, ela tenta se autopunir fazendo jejuns e exercícios.

Além disso, a doença pode atrapalhar tanto no trabalho, quanto nas relações interpessoais, além de tornar-se fisicamente perigosa. Isso porque o ortoréxico tem dificuldades para alimentar-se fora de casa, em restaurantes, ou em reuniões de trabalho, por exemplo. Ele prefere preparar a sua própria refeição, pois considera mais seguro à sua saúde.

Embora busquem uma alimentação sadia, as pessoas com esse tipo de distúrbio deixam de lado alguns grupos importantes de alimentos como carnes, laticínios (leite e derivados), gorduras e carboidratos, gerando uma carência alimentar e problemas como déficit de vitaminas e micronutrientes, anemia, fome oculta e ostopenia.

O tratamento da ortorexia é feito com um psiquiatra especializado em transtornos alimentares, acompanhado de auxílio nutricional.


Referências:

National Eating Disorders
Associação Brasileira de Nutrologia
Hospital Albert Einstein