>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Saiba mais sobre o treinamento funcional

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 04/11/2015 17:19

O treinamento funcional permite ao praticante desenvolver seus músculos de forma saudável, através de atividades que mesclam diferentes capacidades físicas (como força, flexibilidade, coordenação motora, respiração e equilíbrio) em um único exercício e utilizando poucos materiais.

Atividades funcionais são aquelas que melhoram a condição do corpo para executar determinadas tarefas. Assim, o treinamento funcional consiste na prática de movimentos como agachar, empurrar, girar, pular e correr, que exercitam todos os grupos musculares, ao invés de trabalhar apenas músculos isolados.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Quais os benefícios do treinamento funcional?

  • Melhora na postura, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade;
  • Melhora no condicionamento cardiorrespiratório;
  • Emagrecimento e definição dos músculos do corpo;
  • Redução de lesões degenerativas e dores no corpo.

Como o treinamento funcional é elaborado?

As atividades do treinamento funcional são elaboradas para alcançar o resultado desejado, seja para queimar calorias ou para o fortalecer os músculos. Como as atividades são mais dinâmicas, o emagrecimento e o desenvolvimento da musculatura acontecem mais rápido.

Para alguns exercícios praticados em bases instáveis, a carga do movimento é dada pelo próprio peso do corpo do praticante somado ao seu equilíbrio. Mas as atividades também podem ser realizadas com acessórios e equipamentos, como a bola suíça (bola grande de material elástico), cinto de tração, mini trampolim, faixas elásticas e cones, entre outros.

Quem pode praticar o treinamento funcional?

Pessoas que já praticavam exercícios físicos ao longo da vida não terão problemas em iniciar essa nova forma de treinamento. Já para pessoas sedentárias, é recomendada a prática de exercícios mais simples, como a musculação, antes de iniciar o treinamento funcional.

Apesar dos vários benefícios do treinamento funcional, as atividades podem causar lesões. O melhor é, durante os treinos, contar sempre com a supervisão de um profissional de educação física.

Referências

http://www.dicasdetreino.com.br/treinamento-funcional-para-que-serve/

http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/14913-entenda-como-sao-feitos-os-exercicios-do-treinamento-funcional

http://www.bolsademulher.com/dieta/3876/o-que-e-treino-funcional-exercicios-trazem-resultados-rapidos

Abrir