>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Aprenda a aproveitar ao máximo os alimentos

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 04/11/2015 16:36

As partes dos alimentos que costumam ser desprezadas, como cascas, sementes, folhas e talos, podem ter até 40 vezes mais nutrientes do que a própria fruta ou vegetal. É o caso da laranja, por exemplo, cuja casca tem muito mais cálcio do que a polpa.

Além de trazer benefícios para a saúde, o aproveitamento integral dos alimentos evita o desperdício de comida, o que representa uma atitude mais econômica e sustentável. Também é uma boa estratégia para inovar na cozinha e experimentar novas opções de receitas.

Confira algumas dicas para um bom aproveitamento dos alimentos

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

1- Talos

Com exceção do talo da mandioca, que é tóxico, os outros podem ser triturados e usados em massa de bolos, tortas, patês, sucos etc. Talos de couve, agrião, beterraba e brócolis são ricos em fibras; o do agrião é especialmente rico em vitamina C.

2- Entrecasca

É a parte branca das frutas que fica entre a polpa e a casca. Pode ser usada na preparação de compotas e geleias. A melancia e o melão são exemplos de frutas com entrecascas aproveitáveis e ricas em fibras e potássio.

3- Folhas

Folhas de aipo, nabo e beterraba podem ser utilizadas na salada. As de cenoura podem, ainda, ser aproveitadas para recheio de bolinhos. Já as de couve-flor, batata-doce, rabanete e abóbora podem ser refogadas.

4- Sementes

As sementes podem ser moídas para se transformar em farinha de bolos e outros pratos. Sementes de abóbora, melão e jaca podem ser consumidas.

5- Cascas

As cascas da cebola podem ser adicionadas em sopas. As da batata e da mandioquinha podem ser assadas ou fritas para virarem aperitivo. Já em frutas como tangerina e maracujá, a casca pode virar geleia. As de maçã e mamão podem ser incluídas em vitaminas de frutas e as de banana em bolos e doces. A casca do limão pode incrementar o gosto de certas receitas e a da laranja pode ser caramelizada e usada para compotas, mas para ambas é preciso tomar cuidado para não utilizar a parte branca, que é amarga.

É importante lembrar que todas as partes do alimento devem ser bem lavadas para eliminar microrganismos.

Referências

http://www.brasil.gov.br/eu-vou/cascas-sementes-e-talos-podem-ter-40-vezes-mais-nutrientes

http://www.bancodealimentos.org.br/alimentacaosustentavel/aproveitamento-integral-dos-alimentos/

http://blogs.webmd.com/food-and-nutrition/2012/08/stems-stalks-leaves-and-peels.html

Abrir