>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Efeito sanfona pode ocasionar riscos à saúde

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 25/11/2015 16:50

O efeito sanfona, que é o emagrecimento rápido seguido pela volta ao peso anterior ou até para um peso superior, pode ter consequências negativas para a saúde. Esta ação pode causar insuficiência cardíaca, hipertensão, colesterol alto e enfraquecimento do sistema imunológico.

Após um período de privação prolongada de alimentos durante uma dieta, o metabolismo fica mais lento para que a reserva de energia seja mantida. Isso significa que, enquanto a pessoa tenta eliminar gorduras, o organismo trabalha para armazená-las. Assim, ao fim da dieta, o corpo recupera os quilos perdidos.

Efeito sanfona prejudica o coração

O coração é responsável pela distribuição de sangue para todo o corpo. O emagrecimento, seguido pelo ganho de peso, exige desse órgão uma força maior de bombeamento, por conta do acúmulo de gorduras no vaso sanguíneo. A longo prazo, esse exercício exagerado do coração pode causar uma insuficiência cardíaca.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Além disso, o aumento de peso também altera o colesterol (substância gordurosa naturalmente encontrada no corpo, mas cujo acúmulo pode gerar problemas no coração), provocando o aumento da pressão arterial e alterações da função renal.

Efeito sanfona prejudica o sistema imunológico

Uma das consequências da alimentação inadequada é a falta de nutrientes, vitaminas e proteínas, o que causa o desequilíbrio energético e deixa o organismo enfraquecido e suscetível a todos os tipos de males.

Dicas para fugir do efeito sanfona

Para fugir do emagrecimento seguido pelo ganho de peso, um bom começo é manter a alimentação baseada na dieta por um período de pelo menos seis meses. Esse é o tempo que o organismo demora para se adaptar ao novo peso.

Inserir na rotina atividades físicas, como uma breve caminhada para voltar para o escritório depois do almoço, e a prática de exercícios físicos regularmente também são hábitos recomendados para a manutenção do peso saudável.

A reeducação alimentar também é uma saída para o efeito sanfona. Para isso, estipule horários certos para comer, dedique-se à mastigação correta dos alimentos, tenha refeições balanceadas, ingira frutas, vitaminas e suplementos alimentares no intervalo das refeições, evite o uso abusivo do sal e tome muita água.

Referências

http://www.bolsademulher.com/saude/efeito-sanfona-detona-a-saude-do-coracao-e-dos-vasos-sanguineos

http://www.maisequilibrio.com.br/saude/efeito-sanfona-riscos-e-prevencao-5-1-4-391.html

http://www.slim360.com.br/conheca-os-maleficios-efeito-sanfona-e-saiba-como-evita-lo/

Abrir