>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Entenda como a solidão faz mal à saúde

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 11/02/2016 00:00

A solidão não afeta apenas o bem-estar emocional, mas também enfraquece o sistema imunológico e, literalmente, tira alguns anos de vida de quem sofre deste mal. Um novo estudo da Universidade de Chicago descobriu que adultos mais velhos que se sentem abandonados têm 14% maior risco de morrer prematuramente - o dobro do risco apresentado pela obesidade.

A pesquisa, liderada pelo psicólogo John Cacioppo, buscou explicar de que maneira o isolamento desencadeia respostas fisiológicas. Para isso, foram analisados os genes relacionados aos leucócitos, células do sangue responsáveis por proteger o corpo de vírus e bactérias.

Os investigadores observaram que pessoas que se declararam socialmente isoladas têm uma diminuição na atividade de genes que ajudam a combater doenças e um aumento na atividade dos que produzem a inflamação no corpo – o que pode ocasionar graves problemas de saúde. Os estudos também descobriram processos semelhantes em macacos Rhesus, espécie altamente sociável, quando esses primatas estão sozinhos.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Curiosamente, essas alterações genéticas e a solidão parecem ter uma relação recíproca, o que sugere que uma pode ajudar a propagar a outra ao longo do tempo. Isso poderia explicar por que as pessoas sós tendem a afundar-se em isolamento por um longo tempo. Os resultados são específicos para a solidão e não podem ser explicados pela depressão ou estresse.

Como sair da solidão

Muitas pessoas solitárias evitam a interação social por medo da rejeição dos amigos e desconhecidos. John Cacioppo, especialista no tema, recomenda alguns passos para quem deseja ter uma postura mais sociável:

1- Seja aberto

Experimente aceitar convites sociais ou fazer trabalho voluntário;

2- Crie um plano de ação

Não aguarde passivamente uma aproximação. Tente pensar em formas de se conectar mais com os outros;

3- Seja seletivo

A solução para a solidão não é a quantidade, mas sim a qualidade dos relacionamentos. Por isso, desfrute da companhia de quem têm interesses em comum com você.

4- Espere o melhor

Ter boa vontade e esperar o melhor de qualquer situação pode ajudar quem quer sair da solidão.

Referências

http://news.uchicago.edu/article/2015/11/23/loneliness-triggers-cellular-changes-can-cause-illness-study-shows

http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/11/24/noticia_saudeplena,155680/solidao-e-fator-de-risco-para-morte-prematura.shtml

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-3245458/How-deal-loneliness-People-lonely-alert-social-threats-knowing-help-overcome-it.html

http://www.dailymail.co.uk/news/article-3331089/Loneliness-twice-bad-obesity-killing-early-isolated-suppresses-immune-knocks-years-life.html

Abrir