>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Reeducação alimentar pós carnaval

  • saiba mais.
  • Publicado em: 11/02/2016 11:56

 

Reeducação alimentar pós carnaval

Depois de exagerar na comida e na bebida no Carnaval, é hora de se recuperar e adotar de vez uma alimentação mais saudável. Nada de tentar soluções milagrosas, como as dietas detox, que prometem "limpar" o organismo e acelerar a perda de peso. Muitas dessas dietas restringem ou substituem vários alimentos importantes e acabam não suprindo a sua necessidade de nutrientes.

Pular refeições nos dias seguintes para tentar compensar as calorias extras também é um mau negócio. Isso só vai deixar você com fome. Para conseguir resultados sem prejudicar a saúde, o melhor mesmo é procurar sempre a orientação de um nutricionista. Mas você pode tomar algumas providências para se recuperar das extravagâncias mesmo antes disso.

O primeiro passo é dar preferência para os alimentos naturais, pois eles ajudam o organismo a eliminar os excessos. Faça pequenas refeições ao longo do dia incluindo frutas e legumes. Aproveite todas as partes dos alimentos, incluindo as sementes, folhas e talos, que são riquíssimas em nutrientes.

Outra dica fácil de seguir para os dias logo depois que você passar da conta é beber muitos líquidos naturais, como água de coco e sucos. Ainda mais para quem foi de cerveja ou caipirinha no Carnaval, porque bebidas alcoólicas podem acabar retendo líquidos, o que causa inchaço no corpo.

Também evite se pesar logo depois da comilança, porque o ganho de peso não significa necessariamente ganho de gordura. O excesso de sal na comida que você ingeriu também pode fazer seu corpo reter líquidos.

Comece uma reeducação alimentar

Apesar de fazerem você perder peso rápido, regimes não surtem efeito no longo prazo e você pode voltar a engordar com facilidade. Em vez de ficar se culpando por ter comido demais ou recorrer a soluções drásticas, aproveite para dar os primeiros passos para uma reeducação alimentar, que traz resultados mais duradouros.

Não se trata de parar de comer tudo o que você gosta, mas sim comer de forma equilibrada e sem exageros adotando algumas medidas simples:

  • Coma mais vezes por dia ingerindo uma quantidade menor de alimentos em cada refeição;
  • Mastigue bem os alimentos porque isso aumenta a sensação de saciedade no cérebro;
  • Evite alimentos industrializados, como congelados, comidas "instantâneas", misturas prontas, enlatados, conservas, biscoitos, salgadinhos e refrigerantes;
  • Prefira os alimentos que tenham um mínimo de processamento, como vegetais, frutas, grãos, massas frescas;
  • Cuidado com o consumo de comidas muito gordurosas;
  • Coma uma fruta antes do almoço e do jantar. Isso ajuda a moderar o apetite;
  • Comece o almoço e o jantar com salada, elas dão a sensação de saciedade;
  • Beba de seis a oito copos de água por dia. A água ajuda a eliminar as toxinas.



 

 

Referências:
http://www.brasil.gov.br/saude/2015/01/saiba-como-desintoxicar-o-organismo-apos-excessos-de-fim-de-ano#
http://www.webmd.com/diet/obesity/what-to-do-after-overeating?page=1
http://www.einstein.br/einstein-saude/nutricao/Paginas/torne-sua-alimentacao-saudavel-com-atitudes-realistas.aspx