>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Exercícios ajudam a prevenir câncer

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 11/03/2016 10:50

Até quem não é fã de exercícios e está sempre adiando começar alguma atividade física regular sabe que isso é importante para ter uma vida saudável. Mas o que muita gente não sabe é que os exercícios ajudam até a prevenir cânceres de vários tipos, como o de mama e o colorretal. Existem vários motivos para isso, saiba quais são.

Um dos motivos são os hormônios, substâncias produzidas pelo nosso organismo que são responsáveis por coordenar o funcionamento das nossas células e órgãos. Quando algo está errado com a produção deles, podem aparecer problemas como o câncer.

É o caso do hormônio estrogênio. Quando está desregulado, pode causar câncer de mama. A boa notícia é que a atividade física ajuda a regular a produção do estrogênio - e de alguns outros hormônios -, o que diminui a chances do aparecimento do câncer de mama.

Outro motivo é que o exercício físico é bom para a nossa digestão. Ele auxilia a comida a não ficar parada em nosso intestino, o que poderia causar infecções e até evoluir para um câncer colorretal.

Além disso, praticar atividades físicas também ajuda no combate ao sedentarismo e à obesidade, que são fatores de risco para câncer. O que é muito preocupante, pois a obesidade já atinge mais da metade da população brasileira atualmente.

Exercícios durante o tratamento de câncer

Fazer exercícios também é indicado para pessoas que estão em tratamento para o câncer. A atividade física melhora nossa resposta imunológica e fortalece o organismo para o combater a doença, além de conservar a massa muscular, mesmo com o tumor competindo por nutrientes.

Além disso, a atividade física ajuda a manter o bom humor e evitar o estresse. Aliando isso com uma alimentação saudável, o período de recuperação do paciente será bem melhor.

Mas, apesar dos benefícios, é preciso ter cuidado! Mesmo se sentindo bem, o paciente deve fazer o acompanhamento médico ao realizar as atividades. Apenas o especialista é capaz de estabelecer os limites saudáveis para pessoas com câncer se exercitarem.

Referências

http://www.einstein.br/einstein-saude/atividadefisica/Paginas/atividade-fisica-ajuda-no-tratamento-do-cancer.aspx

http://www.einstein.br/blog/paginas/post.aspx?post=1524

http://www.cancer.gov/about-cancer/causes-prevention/risk/obesity/physical-activity-fact-sheet

 

http://www.brasil.gov.br/saude/2013/08/obesidade-atinge-mais-da-metade-da-populacao-brasileira-aponta-estudo

http://www.cancerresearchuk.org/about-cancer/causes-of-cancer/physical-activity-and-cancer/how-physical-activity-prevents-cancer