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  • Publicado em: 24/03/2016 15:54

 

 

Exercício físico, quanto fazer?

Para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e muscular, a saúde dos ossos e reduzir o risco de doenças crônicas, são indicados exercícios físicos moderados e intensos, junto com exercícios de fortalecimento muscular. Mas qual a quantidade certa para você fazer?

Os exercícios aeróbicos moderados, como caminhadas, aulas de yoga, dança de salão e natação, por exemplo, devem ser realizados por 150 minutos durante a semana. Para ficar mais fácil, você pode dividir em cinco sessões de trinta minutos por semana.

Já os intensos, como, pular corda, praticar esportes competitivos como futebol, tênis ou vôlei devem ser realizados durante 75 minutos por semana. Você pode dividir em três sessões de 25 minutos por semana, por exemplo.

Os exercícios de musculação para exercitar pernas, quadris, costas, abdômen, peito, ombro e braços devem ser feitos em dois ou mais dias na semana. O tempo indicado para esse tipo de treino é de uma hora por sessão. O melhor é trabalhar grupos musculares específicos em dias diferentes.

Exercícios físicos para emagrecer

Mas se seu objetivo é emagrecer, além do exercício físico intenso, você também precisa adequar a sua alimentação. A quantidade de calorias ingeridas tem que ser menor que a quantidade gasta durante os exercícios. Assim, seu organismo elimina as gorduras acumuladas.

Antes de começar a praticar exercícios físicos, organize sua rotina para manter a prática de forma regular. Escolha os melhores horários e locais para você fazer os exercícios que mais gosta. Tente levar amigos ou familiares para se exercitarem com você. Motivação e companhia são sempre bem-vindas nessa hora.

A princípio, o exercício físico é recomendado para qualquer tipo de pessoa: se você for iniciante, jovem, idoso, estiver acima do peso ou mesmo se for uma grávida. Mas antes de começar, consulte seu médico! Só ele pode identificar se você tem alguma condição que desaconselhe a realização de algum tipo de exercício e quais os que são mais recomendadas para você.

Referências

http://www.socesp.org.br/blogdocoracao/2011/11/14/a-importancia-da-atividade-fisica-para-a-saude/

http://www.cdc.gov/healthyweight/physical_activity/

http://www.cdc.gov/physicalactivity/basics/adults/

http://www.cdc.gov/nccdphp/dnpa/physical/pdf/PA_Intensity_table_2_1.pdf