>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Frutas: os benefícios surpreendem

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 29/04/2016 09:49

 

 

Sabia que incluir frutas na sua alimentação diária pode reduzir o risco de você ter câncer, doenças do coração e AVC? E os benefícios não param por aí! A recomendação dos especialistas é para sempre comer vários tipos porque elas têm diferentes propriedades. Mas vale a pena conhecer os efeitos específicos de algumas delas para a saúde.

Além de serem fontes de muitos nutrientes importantes, as frutas não têm colesterol e, na maioria das vezes, têm pouca gordura e sódio. Por geralmente serem menos calóricas do que outros tipos de alimentos, as frutas ainda ajudam a controlar o peso.

Se você tem o hábito de comer frutas como parte de uma alimentação saudável, está ajudando a diminuir suas chances de ter todas essas doenças:

  • Diabetes tipo 2;
  • Certos tipos de câncer;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Doenças intestinais;
  • Catarata;
  • Obesidade.

Mesmo as frutas tendo todo esse poder, o Ministério da Saúde estima que apenas um quarto da população brasileira consome a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a instituição, as pessoas deveriam comer pelo menos 400g (cinco porções) de frutas diariamente.

Você pode escolher várias formas de incluir a fruta no cardápio, mas o melhor jeito de aproveitar todas as propriedades é comê-la fresca e crua. Quando você faz um suco, por exemplo, os nutrientes da fruta continuam lá, mas as fibras são perdidas. E se você ainda colocar açúcar, vai aumentar a quantidade de calorias.

Cada fruta traz um benefício diferente para a saúde

Melão - fonte de vitaminas antioxidantes (A, E e C), que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce; ferro, importante para combater anemia; e cálcio, indispensável para os ossos.

Ameixa - tem antioxidantes que combatem os radicais livres, responsáveis por destruir o colágeno do nosso corpo, a substância que garante a elasticidade da pele.

Pêssego - pode ter ação preventiva em alguns tipos de câncer e em algumas doenças dos olhos, como a catarata. Suas vitaminas C e E também têm importante ação antioxidante e fortalecem a imunidade. Assim como a banana e a laranja, é rico em potássio, que regula a pressão e ajuda na digestão.

Melancia - além de refrescar e hidratar, fornece vários tipos de vitaminas, minerais e antioxidantes. Contém citrulina, um aminoácido que reduz a pressão arterial e ajuda a melhorar a circulação do sangue.

Manga - ajuda o corpo a eliminar o excesso de líquidos, retarda o envelhecimento da pele graças a sua ação antioxidante e é rica em betacaroteno, que protege a visão.

Uva - pode reduzir o risco de doenças cardiovasculares por ação do resveratrol e contém substâncias que combatem coágulos e inflamações.

Laranja - além de ser conhecida pelo alto teor em vitamina C, também é rica em diversos compostos anticancerígenos.

Referências

http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/what-should-you-eat/vegetables-and-fruits/

http://www.choosemyplate.gov/fruits-nutrients-health

http://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/nutrition-and-healthy-eating/expert-answers/juicing/faq-20058020

http://www.blog.saude.gov.br/35392-somente-um-quarto-dos-brasileiros-consomem-frutas-e-hortalicas-recomendadas-pela-oms.html

http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/50607-consumo-de-frutas-aumenta-durante-o-verao.html

 

Abrir