>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Faz dieta e não consegue emagrecer?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 29/04/2016 10:34

Alguns erros na sua dieta podem estar impedindo você de emagrecer como gostaria. Se ela for restritiva demais, pode levar a uma redução no seu metabolismo. Em vez de cortar refeições ou alimentos que você acha que engorda, procure a orientação de um profissional capacitado. Mas há outros motivos que podem estar fazendo com que você não alcance os resultados esperados:

Estresse - pode levar você a sair da dieta e optar por alimentos mais calóricos e ricos em gordura. Seu corpo também tende a armazenar mais gordura quando você está estressado. Para reduzir o estresse, tente atividades físicas ou meditação.

Dormir mal - estudos apontam que quando você não dorme o suficiente, tende a consumir mais calorias e, além disso, reduz a capacidade do seu corpo de queimá-las.

Metabolismo mais lento - significa que a capacidade do seu corpo para queimar calorias é menor. Pode ser uma característica genética ou você pode não ter massa muscular magra o suficiente (levantar pesos pode ajudar). A idade também pode influenciar a forma como você queima calorias, pois o metabolismo desacelera de 2% a 8% a cada década. Comer muito pouco também reduz o metabolismo.

Problemas da tireoide - se essa glândula não produz hormônios como deveria, você pode ter uma condição chamada hipotireoidismo, que leva ao ganho de peso a partir de um acúmulo de sal e água em seu corpo. Consulte seu médico se você acha que tem esse ou qualquer outro problema hormonal.

Uso de medicamentos - alguns remédios como anticoncepcionais, antidepressivos e corticoides podem levar ao ganho de peso. Se você quer emagrecer, veja com seu médico se é possível substituir seus medicamentos.

É importante ter em mente que, para emagrecer, mudar o comportamento alimentar é mais duradouro e saudável do que fazer dietas. Incluir uma rotina frequente de exercícios também é fundamental. Mas vale lembrar ainda que magreza não é sinônimo de saúde e, para quem quer ganhar ou perder peso, é importante consultar antes o médico.

Referências

http://umm.edu/health/medical/reports/articles/weight-control-and-diet

Abrir