>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Você sabe se está acima do peso?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 23/05/2016 10:02

A obesidade aumenta o risco de doenças cardíacas e respiratórias, diabetes, hipertensão, câncer e pode até causar a morte prematura. No Brasil, esse problema já atinge 18 milhões de pessoas. Descubra se você também se inclui nessa lista!.

Como saber se tenho excesso de peso ou obesidade?

O IMC (Índice de Massa Corporal), ajuda a saber qual é a sua condição. Você pode calculá-lo dividindo o seu peso (em quilogramas) pela sua altura (em metros) ao quadrado. Por exemplo:

Conforme o resultado do cálculo, você se encaixa em uma dessas categorias:

Peso normal - se o resultado do IMC for entre 18,5 ou 24,9, está tudo bem com você. Mas cuidado para não descuidar e procure fazer exercícios regularmente para ter uma vida mais saudável.

Sobrepeso - se o resultado do IMC for entre 25 e 29,9, significa que seu corpo tem mais gordura do que o ideal para uma vida saudável. É hora de repensar os seus hábitos alimentares e praticar exercícios regularmente. Converse com o seu médico.

Obesidade - se o resultado do IMC for entre 30 e 39,9, você está obeso e o acúmulo de gordura é muito acima do normal. Isso pode causar problemas mais graves de saúde. Já é hora de começar a se cuidar. Procure o seu médico, ele vai orientá-lo para isso.

Obesidade mórbida - IMC acima de 40. Esse é o resultado que precisa de atenção imediata. Significa que você deve mudar com urgência os seus hábitos alimentares e a frequência com que você faz atividades físicas. Talvez você também precise de especialistas e medicamentos. Mas apenas seu médico pode orientar corretamente.

Quais as principais consequências do excesso de peso ou obesidade?

Diabetes tipo 2 - é quando seu organismo produz menos insulina e mais glicose, o que pode prejudicar o pâncreas e o fígado.

Doenças cardiovasculares e hipertensão - acontece quando os níveis de triglicérides e colesterol estão altos e a circulação do sangue fica mais difícil. Isso pode causar um acidente vascular cerebral (AVC), doença coronária (DC) ou pressão alta.

Artrose/Osteoartrite - afeta as juntas. Quando a pessoa tem essa doença, alguns dos movimentos são mais difíceis e doloridos.

Câncer - ainda não foi comprovado que a obesidade aumenta o risco de câncer, mas vários estudos já mostraram que as pessoas com excesso de peso têm mais chance de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de mama, de ovários, de próstata, de colorretal.

Como se prevenir da obesidade?

Se você faz pouca atividade física, suas refeições têm poucos vegetais e frutas, mas muitos alimentos gordurosos ou calóricos, você é um forte candidato para a obesidade. É melhor começar a se cuidar! Converse com seu médico e busque orientações para ter uma dieta mais equilibrada. E comece a praticar exercícios físicas com mais frequência. Essas pequenas mudanças na rotina fazem uma grande diferença no seu organismo.

Abrir