>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Benefícios das artes marciais para as mulheres

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 17/11/2016 10:30

Embora as artes marciais fossem, a princípio, um esporte predominantemente dominado por homens, nos últimos tempos cada vez mais mulheres têm procurado a prática dessa modalidade.

Para compreender melhor esse fenômeno e também entender quais benefícios esses esportes trazem para as mulheres, conversamos com o professor Geraldo Bernardes, do Instituto Reação.

Qualicorp Explica: O Brasil é um país que ainda apresenta índices altíssimos de violência doméstica. Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita em 2014 pelo Instituto Avon, onde a cada 5 mulheres, 3 afirmaram já ter sofrido violência física. Uma mulher que adere à prática de artes marciais estaria menos vulnerável a esse tipo de violência?

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Geraldo Bernardes: Sim, a mulher que pratica artes marciais é menos vulnerável a esse tipo de agressão graças ao conhecimento adquirido na arte da defesa pessoal.

QE: O sucesso de atletas como a brasileira Rafaela Silva, ou a americana Ronda Rousey, fez com que o número de mulheres que procuram por artes marciais aumentasse?

Geraldo: Sim, o sucesso das duas as tornou ídolos de várias mulheres, aumentando a procura para a prática das artes marciais.

QE: O mundo das artes marciais sempre foi predominantemente masculino. Apesar dessa realidade estar mudando, você acha que as mulheres ainda sentem certo machismo no ambiente dos esportes de combate?

Geraldo: Antigamente existia esse preconceito, tanto é que no judô, em 1979, as meninas da seleção brasileira não puderam participar do campeonato sul-americano porque o Conselho Nacional de Desportos (CND) não autorizou. Hoje em dia os pais procuram inscrever as suas filhas nas diversas modalidades das artes marciais. Nas academias elas praticam o esporte nos mesmos horários que os homens, não existe separação por gênero.

QE: As artes marciais também vêm sendo procuradas por serem ótimas ferramentas de condicionamento físico. Quais são os principais benefícios que as lutas podem trazer para a saúde da mulher?

Geraldo: Além do condicionamento físico, que melhora a saúde e a estética, a luta pode ser utilizada como defesa pessoal, incutindo valores como respeito, disciplina, coragem, autoconfiança e superação.

QE: Hoje em dia existem academias que propõem treinos exclusivamente para mulheres. Essas atividades são mais eficientes do que os treinos mistos?

Geraldo: Na minha opinião não. Judô, Caratê, Jiu-Jitsu, Taekwondo, Luta Olímpica, são todos praticados por meio de treinos mistos.

Fonte: Conteúdo Qualicorp

Abrir