>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Dengue: conheça a doença e combata o mosquito

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 04/01/2017 11:31

A dengue é uma doença viral, transmitida pelo mosquito Aedes aegypt. Esse inseto costuma ser encontrado principalmente em regiões tropicais, e sua incidência aumenta durante o verão. Os sintomas da dengue se manifestam principalmente por meio de dores de cabeça, febres altas e dores musculares.

De acordo com o Ministério da Saúde, no período entre 2002 e 2011, observou-se um crescimento considerável da dengue no Brasil, fazendo com que a doença se consolidasse como um dos maiores desafios da saúde pública.

A melhor maneira de prevenção à dengue é o combate ao mosquito Aedes aegypt, que também é responsável pela transmissão de doenças como zika e chikungunia. Para se reproduzir, o inseto necessita de água limpa e parada, local onde as fêmeas depositam seus ovos. Dessa forma, quando eliminamos focos de água parada, dificultamos a reprodução do mosquito.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Confira algumas dicas de prevenção ao mosquito Aedes aegypt:

  • Evite o acúmulo de lixo, principalmente se nele houver garrafas e outros recipientes que facilitem o surgimento de focos de água parada;
  • Caixas dagua, piscinas e poços artesianos também são outros pontos de atenção, devendo estar sempre cobertos;
  • Mantenha as calhas de chuva sempre limpas, garantindo que a água escorra corretamente e evitando acúmulos, que podem se tornar focos de reprodução do inseto;
  • Coloque terra ou areia nos pratinhos que ficam sob os vasos de plantas.

Além dos métodos que dificultam a reprodução do mosquito, também existem maneiras de nos tornarmos menos vulneráveis ao Aedes aegypt. Entre elas, podemos destacar:

  • Utilizar repelentes de insetos ao amanhecer e no final da tarde, períodos em que o mosquito é mais ativo, principalmente na região dos pés e das pernas;
  • Colocar telas de proteção nas janelas e, se possível, mosquiteiros nas camas e berços;
  • Priorizar as calças compridas ao invés das bermudas, pois o Aedes aegypt tem como alvo preferencial a região dos pés e das pernas.

Recentemente, a vacina contra a dengue foi aprovada pela Anvisa. Denominada Dengvaxia, ela é indicada para pessoas entre 9 e 45 anos e já está disponível no mercado. Esse produto, porém, não protege contra zika e chikungunya. Por isso, combater e evitar o contato com o Aedes aegypt ainda é melhor maneira de garantir nossa saúde e bem-estar.

Saiba mais:

Conheça os tipos de dengue e como se prevenir

Fonte: Conteúdo Qualicorp

Abrir