>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Mantenha a alimentação saudável durante as férias

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 09/01/2017 13:58
Alimentação 09. Jan. 2017

Durante as férias escolares é comum que haja uma flexibilização na rotina das crianças, e com isso, torna-se mais difícil manter a alimentação dos pequenos equilibrada.

Porém, com hábitos simples e que podem ser até mesmo divertidos, dependendo da abordagem, podemos garantir que as refeições das crianças continuem saudáveis, ou até mesmo melhorem durante esse período. Nós da Qualicorp Explica separamos algumas dicas para ajudar você e seus filhos a manter uma rotina alimentar equilibrada nesse período.

1 - Comece pelo exemplo, melhorando seus próprios hábitos: normalmente são os pais que fazem as compras de supermercado. Por isso, sempre tenha disponível em sua casa vegetais e comidas frescas, e garanta que esses alimentos façam parte da rotina de sua família. Também é interessante propor passeios ao ar livre, que possibilitem algum tipo de atividade física.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

2 - Fique atento com a hidratação das crianças: ofereça grandes quantidades de líquidos como água e sucos naturais, e evite o consumo de refrigerantes. As comidas também desempenham um papel importantíssimo nesse quesito, onde se deve priorizar principalmente frutas e verduras frescas, em detrimento de alimentos industrializados e com grandes quantidades de sódio e açúcar.

3 - Não substitua as refeições principais: muitas vezes, com a flexibilização da rotina, acabamos deixando de lado ou ingerindo alimentos inadequados nas principais refeições. O melhor a se fazer é manter os horários habituais. Pular refeições, como o café da manhã, caso a criança acorde tarde, também não é recomendado, podendo fazer com que elas comam excesso no almoço. Já as guloseimas, por exemplo, não estão proibidas, mas devem ser consumidas com moderação. Quanto aos doces, recomenda-se consumi-los de maneira controlada e após as grandes refeições, como almoço e jantar.

4 - Alimento não é premiação: muitos pais oferecem guloseimas como recompensa pelo bom comportamento ou então usam a sobremesa como moeda de troca para que a criança coma legumes e verduras. Esse tipo de atitude não é recomendável, pois pode fazer com que as crianças desenvolvam uma visão equivocada em relação à comida, podendo levar à obesidade. O mais adequado é explicar, em uma linguagem compreensível, os benefícios reais daqueles alimentos, como mais saúde e disposição.

Fonte: Conteúdo Qualicorp

Abrir