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  • Conheça os benefícios dos alimentos ricos em fibra

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  • Publicado em: 18/01/2017 10:30

Ao incluir alimentos ricos em fibra em sua deita, além de aliviar o intestino preso, você também reduzirá os níveis de glicose e de colesterol ruim no sangue. Além disso, esse nutriente também diminui o valor calórico da dieta porque, mesmo dando a sensação de saciedade, ele não é digerido pelo organismo.

A melhora da função intestinal é um dos benefícios mais conhecidos da fibra, pois esse ingrediente aumenta o tamanho e o peso das fezes. Mas, o que poucos sabem, é que os ácidos produzidos durante a fermentação da fibra são uma fonte de energia para as células do cólon. Por conta disso, as possibilidades do aparecimento de hemorroidas diminuem.

Esse nutriente também retarda a absorção de carboidratos, diminuindo os níveis de açúcar no sangue, o que ajuda no controle dos níveis de glicose para pessoas diabéticas. Além disso, pode estar relacionado à diminuição do risco de câncer de mama - estudos apontam que mulheres que ingeriram fibras na adolescência e vida adulta têm menos chances de desenvolver a doença.

 
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Dicas para incluir alimentos ricos em fibra na alimentação

A fibra pode ser encontrada em frutas (maçãs, pera, morango, amora e laranja), legumes (couve, alcachofras, cebola, alho, milho, feijão e brócolis), leguminosas (lentilha, grão-de-bico e ervilhas) e em alimentos de base de cereal integral (farelo de trigo, aveia ou pães integrais). Algumas dicas podem te ajudar a incluir esse nutriente na dieta:

  • Coma frutas inteiras ao invés de beber sucos de frutas;
  • Substitua o arroz branco por arroz integral;
  • Para o almoço, opte por complementos com grãos inteiros;
  • Troque as proteínas das carnes pelas fibras do feijão e legumes.

Mas, cuidado! Adicionar muitas fibras à dieta em um curto espaço de tempo pode gerar gases, inchaço abdominal e cólicas. Se você almeja benefícios, aumente a quantidade de fibras ao longo de algumas semanas. Aumente também a quantidade de água que bebe diariamente - as fibras funcionam melhor no organismo quando absorvem esse líquido.

Fonte: Conteúdo Qualicorp

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