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  • Ioga ajuda a reduzir estresse, ansiedade e depressão

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  • Publicado em: 14/02/2017 16:32

Bem-Estar 14. Fev. 2017

Aumento da força muscular e da flexibilidade, melhora na respiração e na circulação e redução do peso. A lista de benefícios que a prática da ioga pode trazer para o organismo não para por aí. Essa arte que combina posições físicas com respiração controlada e meditação também ajuda a reduzir, o estresse, a ansiedade e a depressão.

Isso porque a ioga parece controlar as respostas do organismo ao estresse e a ansiedade, por exemplo, reduzir a frequência cardíaca, a pressão arterial e a percepção de dor conforme apontam alguns estudos. Os exercícios ajudam a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a amplitude dos movimentos. Já a respiração controlada praticada na ioga ajuda a aliviar a depressão. Para idosos e pessoas que sobreviveram a algum trauma, a ioga também pode melhorar o humor e a qualidade de vida no geral.

 
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Prática de ioga ajuda a reduzir dores crônicas

Estudos apontam que a ioga reduz a dor lombar crônica ou dores causadas pela artrite reumatoide (uma doença crônica que causa enrijecimento das articulações), por aumentar a capacidade de se movimentar, fortalecer a musculatura, melhorar o humor e aliviar o estresse.

Como começar a praticar ioga?

Os exercícios praticados durante uma aula de ioga variam de suaves até os mais desafiadores. Por isso, contar com a ajuda de um instrutor para escolher o tipo certo para você ou para modificar os exercícios conforme o seu preparo, pode ser uma boa ideia. Esses são alguns tipos de ioga que você pode praticar são:

  • Hatha - é indicada para iniciantes ou para quem busca uma forma de meditar. É mais leve e tem como objetivo trabalhar mente e espírito por meio do corpo.

  • Ashtanga - é mais vigorosa e usa séries fixas de exercícios que trabalham força, flexibilidade e concentração e que são ensinados progressivamente.

  • Vinyasa - é uma sequência rápida de troca de movimentos, incluindo os da saudação ao sol, que também tem como base o controle da respiração.

  • Iyengar - exercita flexibilidade, força e equilíbrio utilizando acessórios para levar qualquer tipo de aluno ao perfeito alinhamento das posturas.

  • Bikram - é uma sequência física de posições que ajudam o organismo a eliminar toxinas por meio do suor.

Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp

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