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  • Comer mais frutas no dia a dia é mais fácil do que parece

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  • Publicado em: 09/05/2017 10:04

Panelinha 09. Mai. 2017

Você já está cansado de saber o quanto é importante incluir mais frutas na sua alimentação. O motivo é simples: variar alimentos e ingredientes no dia a dia é o caminho certo para uma alimentação saudável e completa.

Para muita gente, essa mudança de hábito é bem difícil. Incluir mais frutas na alimentação demanda um pouco de planejamento, sim - mas com alguns truques e técnicas, é possível tornar as coisas muito mais fáceis.

Tem gente que congela, bate tudo em um copão de liquidificador de manhã e dá o assunto por encerrado. Suco de frutas caseiro, sem açúcar, não é ruim: mas a fruta inteira, in natura, é melhor - fibras e nutrientes podem se perder no preparo. Por isso, nossas dicas têm como objetivo trazer mais frutas inteiras para suas refeições no dia a dia.

 
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Primeiro: parece óbvio, mas compre mais frutas! Valem tanto aquelas que você encontra o ano todo no mercado, como banana, laranja, maçã e melão, quanto as da estação - é aí que você ganha variedade de cores, texturas e sabores e não enjoa.

Em segundo, mantenha-as ao alcance da mão, já lavadas (e até cortadas, dependendo do caso). Assim fica mais fácil decidir comer a fruta em vez de abrir o pacote de biscoito. Essa simples tática também evita que a fruta faça aniversário na fruteira e vá de lá direto para o lixo.

O terceiro truque é levar uma fruta por dia, pelo menos, para o trabalho, como parte da marmita. Banana e maçã funcionam bem, por exemplo - mas pode ser a fruta que você quiser.

Tem mais uma estratégia: incluir frutas nos seus preparos do dia a dia. Manga, por exemplo, é uma saborosa adição a saladas; um abacate temperado vira uma guacamole, e morangos ficam uma delícia em uma salada com espinafre.

Explore receitas que utilizem frutas. Às vezes, não dá vontade de comer maçã. Mas a fruta assada com especiarias e uma colherada de iogurte tem cara de sobremesa, muito mais atraente num dia frio. A fatia de abacaxi passada na frigideira, servida no prato com raspinha de limão e creme batido também.

E antes que a fruta ameace estragar, congele! A banana congelada e depois batida vira creme com textura de sorvete.

O segredo, na verdade, é que não tem segredo: ninguém precisa decorar os nutrientes presentes nas frutas ou saber quantas porções deve consumir por dia. A melhor tática é se armar de estratégias realistas para incluir as frutas na sua rotina de um jeito que funcione em sua casa.

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Fonte: Site Panelinha, produzido com a curadoria da equipe Rita Lobo.

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