>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Saiba como evitar que a pré-diabetes vire diabetes

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 14/06/2017 16:57

Saúde e Bem-Estar 14. Jun. 2017

Quando o nível de açúcar no sangue está entre 100 mg/dl e 125 mg/dl, ou seja, acima do normal, mas ainda não é alto o suficiente para ser classificado como diabetes - o que acontece quando alcança 126 mg/dl ou mais -, significa que você tem pré-diabetes. Neste caso, a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2 é grande e você já corre os mesmos riscos de complicações associadas à diabetes - como a ocorrência de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC) e danos nos rins.

Se você foi diagnosticado com pré-diabetes, encare isso como um alerta de que ainda há tempo de agir para impedir, ou adiar, a diabetes. Na maior parte dos casos, é possível evitar a progressão da pré-diabetes com algumas mudanças de hábitos, que podem ser bem simples. Estudos mostram que é possível diminuir em 58% seu risco de ter diabetes tipo 2 seguindo apenas duas dicas:

Perca de 5% a 7% do seu peso, caso não esteja dentro do ideal - Perder os quilos extras é uma medida importante para reverter a pré-diabetes e melhorar sua saúde. Por exemplo: se você tem 90 quilos, perder de 4,5 a 6,5kg já faz uma grande diferença. Para isso, aposte em hábitos de alimentação mais saudáveis e pratique exercícios regularmente. Mas, não se preocupe se não conseguir chegar ao seu peso ideal.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Faça 30 minutos de exercício físico por dia - Para pessoas pouco habituadas à prática de exercícios, tornar-se ativo pode parecer um sacríficio. Entretanto, fazer uma rápida caminhada cinco vezes por semana já é uma boa meta. Pergunte ao seu médico sobre exercícios que são seguros para você.

O médico também pode receitar alguns medicamentos para normalizar a sua taxa de açúcar no sangue (glicose) ou para controlar seu colesterol e pressão alta - fatores que também aumentam o risco de ter diabetes.

Como saber se você tem pré-diabetes

  • Estar acima do peso;

  • Ter parentes diabéticos;

  • Ter outros fatores de risco para o pré-diabetes, como colesterol acima do normal e pressão alta.

Converse com o seu médico para entender se você corre algum risco e a frequência com que deve fazer os testes de rotina.

Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp

Abrir