>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Exercícios físicos ajudam no controle da diabetes tipo 2

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 29/06/2017 15:05

Doenças e Tratamento 29. jun. 2017

Os exercícios físicos fortalecem os músculos, melhoram a circulação, contribuem para a perda peso e o combate ao estresse e ainda melhoram o humor. Mas, o que muita gente não sabe, é que eles também são importantes para o controle da diabetes tipo 2, pois ajudam as células na absorção da glicose.

A energia que as nossas células precisam para funcionar é fornecida pelo açúcar no sangue, ou seja, pela glicose. Quando comemos uma refeição com carboidratos, o nível de glicose aumenta e, automaticamente, nosso pâncreas produz insulina, que é o hormônio responsável por fazer com que as células utilizem a glicose. No diabetes tipo 2, há um distúrbio que diminui a capacidade de utilizar a insulina, o que faz com que os níveis de glicose no sangue aumentem.

A boa notícia é que os exercícios físicos podem ajudar a lidar com esse problema. Isso porque, quando você se exercita regularmente, seu organismo produz mais um receptor chamado GLUT4, que faz as células absorverem a glicose e, assim, conseguirem a energia que precisam.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Se você possui diabetes, é muito importante consultar seu médico antes de começar a praticar atividades físicas. Confira abaixo algumas recomendações.

Converse com o médico - se você esteve parado por algum tempo antes de começar a praticar exercícios físicos, é importante conversar com o seu médico. Ele fará uma avaliação do seu estado de saúde. Caso você tenha retinopatia diabética (quando o excesso de insulina danifica os vasos de sangue da retina), também é importante conversar com um oftalmologista.

Confira sua glicemia - sempre confira sua glicemia antes de começar a praticar exercícios físicos, isso permite verificar se a sua taxa de açúcar no sangue está baixa (hipoglicemia). Caso utilize insulina ou outro medicamento que pode baixar o nível de glicose, essa recomendação é ainda mais importante. Em situações graves, a hipoglicemia causa desmaios e até convulsões.

Prepare-se para praticar os exercícios - alimente-se corretamente antes e depois dos exercícios, conforme as orientações médicas. Use roupas leves e tênis confortáveis e beba bastante água.

Quais são os exercícios físicos mais indicados para quem tem diabetes?

Se você é diabético, o mais indicado é praticar exercícios físicos aeróbicos - como caminhadas, ciclismo ou corridas - combinados com exercícios de levantamento de peso ou os que usam o peso do seu próprio corpo (barras, abdominais, flexões). Os exercícios devem ser praticados por, pelo menos, 150 minutos em cada semana. Você pode, por exemplo, fazer treinos de 30 minutos por dia, cinco dias por semana.

Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp

Abrir