>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Proteja seu filho das doenças virais na infância

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 26/07/2017 14:34

Saúde e Bem-Estar 24. Jul. 2017

Existe uma série de doenças que podem ameaçar a saúde do seu filho, podendo, em alguns casos, causar sequelas para o resto da vida. Por isso, é importante saber reconhecer os sinais das principais doenças virais na infância para procurar ajuda médica assim que eles se manifestarem.

Quais são os sinais das principais doenças virais na infância?

Catapora - é uma das doenças virais na infância de mais fácil transmissão. Os sinais são manchas vermelhas e bolhas no corpo, além de mal-estar, cansaço, dor de cabeça, perda de apetite e febre baixa. Ela pode ser evitada com a vacina varicela, que deve ser dada quando a criança completa um ano. Mas, se o seu filho já tiver pego catapora, a melhor forma de impedir que a doença se espalhe é isolar a criança até que todas as feridas estejam cicatrizadas e fazer higiene de roupas e objetos com os quais ela teve contato.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Caxumba - os sintomas são febre, calafrios, dores de cabeça, dores musculares e dores quando a criança mastiga e engole, além do inchaço nas glândulas salivares, que ficam perto do ouvido. A caxumba pode ser prevenida com a vacina tríplice viral (a primeira dose deve ser dada no primeiro ano de idade e a segunda entre quatro e seis anos), que também pode ser tomada por quem teve contato direto com alguém contaminado.

Poliomielite - o vírus da doença ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia dos movimentos. Os sinais são febre, dor de cabeça, dor de garganta, coriza, vômito e rigidez na nuca. Existem duas vacinas para prevenir: a vacina oral poliomielite (VOP) e a vacina inativada poliomielite (VIP) - para as duas, a primeira dose deve ser dada aos dois meses, com reforços aos quatro, seis,15 e 18 meses e aos cinco anos.

Sarampo - também é uma das doenças virais na infância de mais fácil transmissão e é bastante comum. Os sintomas são febre acompanhada por tosse persistente, irritação nos olhos e corrimento no nariz e, depois, manchas vermelhas no rosto que avançam em direção aos pés. A prevenção é feita com a vacina tríplice viral.

Nunca dê medicamentos para o seu filho por conta própria e procure levá-lo periodicamente ao pediatra. É importante que ele tenha uma alimentação saudável, com todos os nutrientes para se desenvolver corretamente e se manter no peso adequado - o médico pode ajudar você com isso, bem como indicar quais exercícios físicos ele deve fazer quando já tiver a idade necessária. E não se esqueça de seguir rigorosamente o calendário de vacinação para as crianças.

Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp

Abrir