>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Cuidados com o recém-nascido

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 30/08/2017 00:00

Saúde da Família 30. Ago. 2017

Como amamentar? Como dar banho em alguém tão frágil? É normal o bebê dormir demais? A maioria das mães de primeira viagem tem as mesmas dúvidas. Mas os cuidados com o recém-nascido são mais simples do que você imagina.

Cuidados com o recém-nascido na alimentação

Frequência da amamentação - o normal é amamentar de 8 a 12 vezes por dia. Mas, nos primeiros dias, ofereça o peito sempre que o bebê chorar. Também não fique preocupada se ele está dormindo demais e mamando de menos, o pequeno sempre vai acordar quando estiver com fome. Com o tempo, vocês vão estabelecer uma rotina com horários definidos para a amamentação.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Posição para amamentar - a mais indicada para as primeiras semanas é do berço cruzado, porque ela permite controlar o bebê com mais facilidade. Proceda da seguinte forma:

1. Primeiro, pegue o bebê no colo e o posicione na frente dos seus seios;

2. Use o braço do lado oposto ao que você vai amamentar para segurar o corpo do bebê e apoiar a cabeça dele com a mão aberta;

3. Com a outra mão, segure por baixo o seio que você vai usar para amamentar (com a mão em formato de U) e o guie até a boca do bebê.

Alívio das cólicas - esse é um processo normal do desenvolvimento do recém-nascido. Mas pode deixar qualquer mãe muito preocupada e estressada. Para aliviar a cólica do bebê, evite alimentá-lo demais, mantenha-o aquecido e ande com ele apoiado no seu braço com a barriguinha virada para baixo.

Cuidados com o recém-nascido na hora de dormir

Duração do sono - a média de sono para o recém-nascido é de 17 horas, divididas entre o dia e a noite. Porém, não se preocupe se o bebê dormir demais. Com o passar do tempo, ele vai ficar mais acordado durante o dia e aproveitar para descansar de noite.

Posição de dormir - no berço, coloque o bebê de barriga para cima, pois isto reduz o risco de síndrome da morte súbita infantil. No colo, para facilitar o sono dele, segure-o na posição vertical contra o próprio peito. É o chamado método canguru.

Cuidados quando fizer a higiene do recém-nascido

Banho - esse é um dos cuidados com o bebê que mais gera dúvidas. Mas é bem simples se você fizer o seguinte:

1. Separe antes tudo o que vai ser necessário para o banho do recém-nascido - toalha, sabonete e xampu neutros, pano macio para a higiene, fralda limpa e as roupas;

2. Encha uma banheira com água morna;

3. Com o bebê ainda vestido, use o pano molhado para lavar o rosto dele. Depois, seque e limpe as pregas das orelhas com um pano;

4. Em seguida, tapando os ouvidos dele, lave a cabeça, enxágue e seque;

5. Só agora você tira a roupa do bebê e o coloca, delicadamente, na banheira. Apoie as costas dele no seu braço e o lave com sabonete. Enxague. Por fim, seque o corpo dele com atenção especial nas dobrinhas.

Higiene do coto umbilical - entre os cuidados com o recém-nascido, este é muito importante para evitar doenças e outras complicações. O coto deve ser limpo todos os dias da seguinte forma:

1. Para começar, lave bem as mãos;

2. Depois, levante delicadamente o coto com a mão;

3. Use gaze, algodão ou cotonete molhado em álcool 70% para limpar, com a outra mão, em volta do coto. Depois, seque bem a área;

4. Por último, lave o coto com álcool. E não use faixas ou gases para cobrir essa região.

Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp

Abrir