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  • Alimentação e humor

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  • Publicado em: 06/09/2017 00:00

Você sabia que a sua dieta também influencia o seu humor? É isso mesmo, alimentos e humor têm uma relação forte. Isso acontece porque alguns nutrientes, presentes nas frutas, grãos, vegetais e outros alimentos, conseguem alterar a estrutura cerebral e ativar substâncias químicas responsáveis pelo prazer e bem-estar, como a serotonina e a dopamina.

Serotonina - é responsável pela regulação do sono, do apetite, do controle de impulsos e pela melhora do humor. Alimentos que ajudam na produção desse neurotransmissor são:

  • Frutos do mar;
  • Leite;
  • Ovos;
  • Espinafre;
  • Frutas, como a banana, o abacaxi e a ameixa;
  • Fontes de carboidratos, como os pães, o macarrão, o arroz e o milho, que você deve consumir com moderação, pois são muito calóricos.

Dopamina - é o neurotransmissor responsável pelo controle do movimento, da memória e da sensação de prazer. Diminuir a ingestão de café e de alimentos muito doces ajuda a regular os níveis de dopamina no cérebro e comer os seguintes alimentos estimula a sua produção:

  • Frutas, como a banana, a maça e a melancia;
  • Iogurte de vários sabores;
  • Feijão;
  • Ovos;
  • Carne vermelha.
 
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Frequência da alimentação e humor

A frequência da alimentação e humor também estão relacionados. Ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de açúcar no sangue, o que pode fazer você se sentir cansado, irritado e deprimido. Por isso, o ideal é fazer cinco refeições ao dia: café da manhã, almoço e jantar e lanches entre esses períodos, sempre optando por frutas e vegetais.

Hidratação, alimentação e humor

A hidratação também é importante para manter o bom humor e a concentração. Além disso, se seu organismo está desidratado, você também ter problemas intestinais, o que deixa qualquer um de mau-humor. A dica é beber dois litros de água, chá de ervas ou suco de fruta natural por dia.

O que também ajuda no funcionamento do intestino e no funcionamento do cérebro são as proteínas. Boas fontes são: carne magra, ovos, queijos, grãos (ervilha, feijão, lentilha, soja) e nozes.

Fonte: Conteúdo de parceiro Qualicorp

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