>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Tomate ajuda na prevenção do câncer de próstata

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 27/11/2017 11:44

Homens que consomem mais de dez porções de tomate por semana podem reduzir em 18% os riscos de câncer de próstata ¿ é o que indica um estudo realizado pelas universidades britânicas Bristol, Cambridge e Oxford. A explicação para isso é que o tomate ajuda na prevenção do câncer de próstata porque é rico em lipoceno. Veja, a seguir, como essa substância pode ajudar a evitar a doença e também outras formas de prevenção do câncer de próstata.

Por que o tomate ajuda na prevenção do câncer de próstata?

Além de ser rico em betacaroteno, potássio, vitamina C e E, o tomate ajuda na prevenção do câncer de próstata porque também é rico em lipoceno ¿ o pigmento responsável pela coloração vermelha do tomate. Essa substância pode diminuir o risco do câncer de próstata, entre outras doenças, por ter a função antioxidante. Ou seja, pode prevenir ou atrasar alguns tipos de danos nas células, inclusive os que podem causar o câncer.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Alimentos ricos em lipoceno - além do tomate e derivados (suco de tomate, molho de tomate e purê de tomate), outras boas fontes de lipoceno são:

  • Feijão cozido;

  • Goiaba vermelha;

  • Pimentão vermelho;

  • Melancia.

Outras formas de prevenção do câncer de próstata

Uma dieta rica em tomate ajuda na prevenção do câncer de próstata. Mas, além disso, há vários hábitos saudáveis que você pode incluir na rotina para evitar a doença, tais como:

Acompanhamento médico adequado ¿ segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), os homens devem procurar um especialista para avaliação individualizada do câncer de próstata a partir dos 50 anos. Já os homens negros e com parente de primeiro grau com a doença devem começar a fazer o rastreamento do câncer de próstata aos 45 anos.

Alimentação saudável ¿ limite o consumo de carnes vermelhas, alimentos fritos, leite e derivados com alto teor de gordura (como, por exemplo, os queijos amarelos e o creme de leite integral), além de doces e alimentos muito industrializados. E aumente a quantidade de frutas, legumes, verduras e peixes ricos em ômega 3 (os de águas frias, como sardinha e atum).

Peso corporal adequado ¿ o sobrepeso e a obesidade podem aumentar o risco do câncer de próstata. Para evitar isso, é importante ter uma alimentação saudável e reduzir o consumo de calorias, além de praticar exercícios físicos regularmente após avaliação médica.

Fonte: Parceiro Qualicorp.

Abrir