>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Estilo de vida saudável ajuda a prevenir o câncer

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 27/11/2017 19:29

Saúde e Bem-Estar 27. Nov. 2017

Milhares de pessoas desenvolvem câncer anualmente, mas entre 30 e 50% de todos os casos de câncer podem ser evitados, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Adotar um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias cancerígenas são medidas simples que podem ajudar a prevenir o câncer. Veja, a seguir, como fazer isso no dia a dia.

Hábitos essenciais para prevenir o câncer

Não fume - o uso do tabaco é o principal fator de risco do câncer, mas você pode evitar isto. Ao fumar, são liberadas mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes. O tabagismo pode causar muitos tipos de câncer, como de pulmão, esôfago, laringe, faringe e rim.

Mantenha o peso adequado - o excesso de gordura no corpo provoca um processo inflamatório e aumenta a produção de hormônios que podem causar danos às células. Sobrepeso e obesidade são fatores de risco do câncer e estão associados a diversos tipos da doença: no estômago, fígado, intestino, mama, próstata e tireoide, entre outros.

Tenha uma alimentação saudável - a alimentação inadequada é outro fator de risco do câncer. Portanto, evite carne vermelha em excesso, alimentos gordurosos, os excessivamente industrializados e o excesso de sal. Além disso, prefira alimentos cozidos ou assados em vez das frituras. E consuma os alimentos que ajudam a prevenir a doença, como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Faça exercício físico regularmente - trinta minutos de exercício físico leve ou moderado por dia ajuda a controlar o peso, a reduzir o risco de câncer de mama, de próstata, de cólon e de várias outras doenças.

Evite bebidas alcoólicas - o risco de câncer aumenta com a quantidade de bebida alcoólica consumida. Quanto mais você beber, maior será o risco de desenvolver diversos tipos de câncer, como de laringe, faringe, fígado, esôfago, mama e cólon.

Evite exposição excessiva ao sol - tomar sol em excesso é um fator de risco do câncer de pele, o tipo de câncer mais comum no Brasil. Principalmente se a exposição ocorrer sem proteção. Para prevenir a doença, evite o sol entre as 10h e 16h, use diariamente protetor solar, reaplique o produto a cada duas horas e cubra as áreas expostas, mesmo em dias nublados.

Mantenha hábitos de sexo seguro - limite o número de parceiros sexuais e sempre use preservativo quando tiver relações sexuais, seja vaginal, anal ou oral. O HPV, por exemplo, é uma infecção sexualmente transmissível e está associada, principalmente, ao câncer de colo de útero. E o HIV, que também é transmitido em relação sexual desprotegida, está relacionado com o aumento do risco de câncer do ânus, fígado e pulmão.

Tome a vacina contra o HPV - existem tipos de HPV que podem causar o câncer de colo de útero, portanto, tomar a vacina irá ajudar a prevenir o desenvolvimento desta doença, que é o terceiro tipo de câncer mais frequente nas mulheres no Brasil.

Faça um check-up anual - é importante realizar exames regulares para vários tipos de câncer, como de pele, cólon, colo do útero e mama. Isto irá ajudar a detectar precocemente estas e outras doenças. E quanto mais cedo elas forem descobertas, mais efetivos são os tratamentos.

Embora alguns fatores de risco não possam ser modificados, como a genética, adotar um estilo de vida saudável é essencial para prevenir qualquer tipo de câncer.

Fonte: Parceiro Qualicorp

Abrir