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  • O que comer antes e depois do treino

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  • Publicado em: 21/12/2017 14:14

A escolha dos alimentos certos é essencial para melhorar o desempenho durante o exercício físico e para recuperar o corpo depois do treino. Por isso, é importante saber os horários e os tipos de alimentos que devem ser consumidos antes e depois de se exercitar. Veja, a seguir, algumas dicas para que alimentação e exercício físico sejam grandes aliados.

Alimentação antes do exercício físico

Café da manhã ou lanche - se você se exercita de manhã, levante-se cedo o suficiente para terminar o café da manhã, pelo menos, uma hora antes do treino. Quando uma pessoa acorda, as fontes de energia do corpo estão reduzidas, o que torna imprescindível a ingestão de alimentos ricos em carboidratos, de preferência com baixo índice glicêmico, como:

  • Banana com aveia;

  • Sanduíche de pão integral com geleia;

  • Cereal integral com uma fruta picada;

  • Barra de cereal.

 
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Almoço - o ideal é que a refeição que antecede treinos ou competições seja feita de três a quatro horas antes do exercício. Ela deve conter muito líquido para a hidratação, ser rica em carboidratos, moderada em proteínas e pobre em gorduras e fibras alimentares. Veja um exemplo de refeição:

  • Beterraba cozida;

  • Cenoura cozida;

  • Macarrão ao sugo;

  • Filé de frango;

  • Suco de laranja com acerola;

  • Salada de fruta.

Comer muito perto da hora de começar o exercício físico pode gerar algum desconforto. Se faltar pouco tempo para começar a se exercitar, coma uma fruta.

Alimentação depois do exercício físico

É importante que a energia gasta durante o exercício seja reposta logo depois do fim do treino ou competição. Por isso, nesta refeição também devem estar presentes os alimentos fonte de carboidratos. Além deles, também é necessário ingerir alimentos com proteína, pois este nutriente é responsável pela recuperação e regeneração muscular. Veja abaixo exemplos de alimentos:

  • Vitamina de banana com leite desnatado;

  • Iogurte com fruta;

  • Coalhada com mel;

  • Sanduíche de pão integral com ovo e queijo branco;

  • Sanduíche de pão integral com frango desfiado e cenoura crua ralada.

Mudar o que você fez durante muito tempo pode parecer meio complicado no início e a tentação de deixar tudo como estava é grande. Mas, insistindo um pouco, você conseguirá incorporar novos hábitos no dia a dia e tornar alimentação e exercício físico grandes aliados para atingir o resultado que deseja. Além disso, alimentar-se da forma correta e fazer exercícios físicos regularmente ajuda a prevenir uma série de problemas de saúde.

A importância da hidratação antes, durante e depois do exercício físico

A hidratação é fundamental para o rendimento em qualquer tipo de exercício. Ao se exercitar, uma pessoa perde muito líquido pelo suor. Mesmo quando não sentimos sede, o corpo já pode estar precisando de água. Por isso, é importante beber muita água antes, durante e depois de praticar o exercício físico. Quanto mais tempo durar o treino e mais quente estiver o clima, mais água é necessária.

Fonte: Parceiro Qualicorp.

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