>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Escolha o exercício físico ideal para praticar em 2018

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 11/01/2018 12:06

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco de morte em todo o mundo segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Então, que tal aproveitar que um novo ano começou para escolher um exercício físico que combine com você e, assim, prevenir doenças e ganhar qualidade de vida? Existem várias opções. Veja, a seguir, algumas dicas para escolher a mais adequada.

Como escolher o exercício físico ideal?

Os fatores que devem ser considerados na hora de escolher um exercício físico são o objetivo e o interesse. Você quer fortalecer os músculos? Ter mais flexibilidade? Emagrecer? Os benefícios do exercício físico podem ser vários. Pense que você tem que escolher algo que goste, que seja motivador. Veja alguns tipos de exercício físico:

Exercício físico aeróbico - trabalha a frequência cardíaca e a respiração e aumenta a resistência física. Isto pode trazer uma série de benefícios, como baixar a pressão arterial, queimar gordura corporal, reduzir níveis de açúcar no sangue e melhorar o humor. Alguns exemplos de exercícios aeróbicos são:

  • Corrida;
  • Natação;
  • Ciclismo;
  • Danças;
  • Lutas;
  • Futebol;
  • Vôlei.

Exercício físico de força - este tipo de exercício consegue aumentar a massa muscular, algo que perdemos ao longo do tempo. Mas há vários outros benefícios do exercício físico de força, como controle de peso, melhora do equilíbrio e da postura. Veja alguns tipos que você pode praticar:

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Exercício físico de equilíbrio - é especialmente importante para idosos, pois eles têm mais risco de quedas. Mas os benefícios do exercício físico de equilíbrio ajudam pessoas de qualquer idade, pois esta modalidade trabalha o sistema nervoso e os músculos para conseguir executar os exercícios. Veja alguns exemplos:

  • Tai Chi Chuan;
  • Yoga;
  • Danças.

Exercício físico de flexibilidade -há alguns exercícios que podem ajudar o corpo a ganhar liberdade de movimento e ser flexível. Isso reduz a dor e o risco de lesões. Alguns exemplos de exercícios físicos de flexibilidade são:

Outros critérios para escolher um exercício físico

Agora que você já viu alguns tipos de exercícios físicos e os benefícios que eles podem proporcionar, é a hora de pensar em outros fatores que também devem ser considerados para escolher o mais adequado:

Problemas de saúde - se você tem condições médicas crônicas, como diabetes ou doença cardíaca, é importante consultar o médico antes de iniciar um exercício novo.

Idade - dependendo da idade, alguns exercícios físicos podem beneficiar mais que outros. Por exemplo, exercícios de fortalecimento muscular ajudam muito mulheres de 50 anos. Já exercícios que fortalecem músculos e ossos são especialmente benéficos para as crianças.

Condições financeiras - avalie o orçamento que você tem antes de escolher. Praticar algumas modalidades de exercícios pode ser mais caro, mas há alguns baratos ou até de graça;

Tempo disponível - cada tipo de exercício requer um tempo mínimo ideal para a prática. De qualquer forma, uma pessoa deve praticar, ao menos, 30 minutos de exercícios físicos por dia.

Se você escolher um exercício físico, mas não se sentir motivado, troque de modalidade. Não tenha medo de tentar novamente. Nunca deixe de praticar exercício físico de forma regular.

Abrir