>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Os benefícios do suplemento de Vitamina D

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 16/02/2018 15:44

Dr. Kalil Explica 16. Fev. 2018

Uma pesquisa da Universidade de Sheffield publicada no periódico European Journal of Clinical Nutrition descobriu que os suplementos de vitamina D podem ajudar a aliviar os sintomas da Síndrome do Intestino Irritável (SII), condição que afeta até 11% da população mundial.

Os cientistas do departamento de oncologia e metabolismo revisaram todas as pesquisas disponíveis sobre vitamina D e a doença, e descobriram que havia uma alta prevalência de deficiência de vitamina D em pacientes com a SII, independentemente da etnia.

A equipe de pesquisadores também avaliou os possíveis benefícios dos suplementos e, embora acreditem que mais estudos sejam necessários, as descobertas sugerem que a vitamina D pode ajudar a aliviar os sintomas que variam entre dor abdominal, inchaço, diarreia e constipação.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

O autor principal do estudo, Bernard Corfe, disse que a pesquisa fornece uma visão sobre a condição e, mais importante ainda, uma nova forma de manejo.

"É evidente, a partir dos achados, que todas as pessoas com SII precisam ter seus níveis de vitamina D testados, e que uma grande maioria se beneficiaria de suplementos."

O pesquisador diz ainda que a síndrome é uma condição mal compreendida, mas que afeta muito a qualidade de vida dos portadores. "Não existe uma causa conhecida, tampouco uma cura conhecida", explicou.

Sabe-se, porém, que a dieta e o estresse podem piorar os sintomas. Muitos, no entanto, se sentem constrangidos com a condição, além de outros não terem recebido diagnóstico.

Nesse ponto, a vitamina D poderia entrar como um alívio para os sintomas, já que também é conhecida por manter a saúde óssea e mental, além da função imunológica e a saúde intestinal.

Os baixos níveis já foram, inclusive, associados ao risco de câncer colorretal, e têm sido apontados como agravantes da doença inflamatória intestinal.

O site Coração e Vida recomenda que um médico seja consultado antes do uso de qualquer medicamento.

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir