>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Os benefícios do bicarbonato de sódio

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 20/02/2018 17:21

Dr. Kalil Explica 21. Fev. 2018

Mesmo quem não tem conhecimentos em Química sabe que o bicarbonato de sódio pode ser um grande aliado em diversas frentes. Algo que passou a ser mais frequente é o uso da substância para fins culinários. Tanto é que o bicarbonato passou a ser vendido não apenas em drogarias, como também em supermercados, no setor de alimentos.

De acordo com Marisa Coutinho, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, o bicarbonato de sódio é normalmente utilizado, no âmbito culinário, como substituto do fermento. A especialista explica como as características da substância funcionam em receitas.

"Sua fórmula química, expressa por NaHCO3, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino. Quando em contato com água e um ácido orgânico, que pode ser cítrico ou tartárico, o bicarbonato reage e libera gás dióxido de carbono, conforme a reação: NaHCO3 + HA ͢ NaA + H2O + CO2", explica Coutinho.

A nutricionista relata ainda que é esse gás liberado que faz a massa crescer, graças à sua difusão em milhares de bolhas que ficam aprisionadas na mistura úmida até que o cozimento torne essa massa firme o suficiente para que as bolhas não escapem.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

"Receitas que levam ingredientes ácidos como o soro de leite, o creme azedo e outros similares podem ser fermentadas com bicarbonato de sódio", complementa.

Coutinho também comenta os demais usos do bicarbonato de sódio. De acordo com ela, a substância é utilizada em casos de refluxo gástrico e má digestão. Isso porque ajuda os níveis de PH do estômago, criando um ambiente alcalino e diminuindo a acidez do estômago.

"O bicarbonato faz parte da composição do ‘Sal de Frutas’, muito utilizado em casos de azia e má digestão", completa a nutricionista.

O bicarbonato de sódio, no entanto, também conta com outras funções, não necessariamente ligadas à alimentação. O composto é usado, por exemplo, como um "remédio caseiro" para pessoas que buscam acabar com manchas nos dentes e também para aquelas que sofrem com sensibilidade nas gengivas.

Além disso, há quem utilize a substância nas mãos e nos pés, misturada com água, para combater a presença de fungos e manchas nas unhas.

Em banhos quentes, o bicarbonato também pode ser utilizado junto à água. O objetivo, nesse caso, é eliminar possíveis odores do corpo, esfoliando a pele e deixando-a fresca e limpa.

Como todo e qualquer remédio caseiro, no entanto, é preciso cuidado com o uso do bicarbonato de sódio. O ideal é sempre consultar um médico, até mesmo para entender se o paciente pode fazer uso da substância sem qualquer receio, bem como indicar a quantidade diária que pode ser aplicada/ingerida.

"Todo composto químico traz risco à saúde, se utilizado indiscriminadamente. Na culinária deve ser respeitada a quantidade indicada na receita. Para consumo como antiácido, o médico deve ser sempre consultado", recomenda a nutricionista.

Um exemplo de como o bicarbonato de sódio pode trazer prejuízo em vez de ajudar está justamente em seu uso para quem sofre de azia. Em média, 27% do bicarbonato é composto por sódio. Portanto, a substância não é recomendada para pacientes que precisam diminuir ou ao menos controlar a ingestão diária de sal.

Nesse caso, o contato com o médico é ainda mais necessário para que o profissional possa substituir o bicarbonato por outra substância adequada às carências e demandas de cada paciente.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir