>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Como a mulher pode calcular o período fértil?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 09/03/2018 10:17

Saúde e Bem-Estar 09. Mar. 2017

Saber calcular o período fértil é muito importante para mulheres que pretendem engravidar ou que desejam evitar a gravidez. No entanto, muitas delas ainda têm dúvidas sobre como é feito este cálculo e dificuldades para identificar os sinais de quando estão no período fértil. Continue a leitura para saber como fazer tudo isto.

Para entender melhor o que é o período de maior fertilidade, quando é mais provável engravidar, é preciso conhecer como funciona o ciclo menstrual normal:

  • Duração das menstruações - têm duração de três a sete dias;

  • Intervalos entre as menstruações - 28 dias em média, podendo variar de 21 a 35 dias entre um ciclo e outro;

  • Início do ciclo menstrual - começa no primeiro dia da menstruação;

  • Início da ovulação - começa no meio desse ciclo, aproximadamente 14 dias após o primeiro sangramento

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

O período de maior fertilidade ocorre justamente na ovulação, quando há a liberação de um óvulo pelos ovários que pode ser fecundado por um espermatozoide. A ovulação pode, muitas vezes, ser percebida por alguns sinais:

  • Dor pélvica;

  • Distensão do abdômen;

  • Discreto sangramento;

  • Modificação do muco cervical (secreção eliminada pela vagina semelhante à clara do ovo).

O cálculo do período fértil

Inicialmente, é preciso marcar em um calendário, por um período de seis meses, o primeiro dia de cada menstruação. O ciclo menstrual é o período desde o primeiro dia de uma menstruação até o dia que antecede o início da menstruação seguinte. Há sempre um período mais longo e um mais curto. Por isto, o cálculo do período fértil ou janela fértil, que são os dias de maior fertilidade, é feito da seguinte forma:

Para descobrir o primeiro dia da fase fértil - diminua 18 da duração do ciclo mais curto. Por exemplo: imagine que o ciclo mais curto tenha sido de 27 dias. Então, 27 - 18 = 9. O que significa que, neste caso, o 9º dia do ciclo será o início do período fértil.

Para descobrir o último dia da fase fértil - diminua 11 na duração do ciclo mais longo. Por exemplo: imagine que o ciclo mais longo foi de 30 dias. Então, 30 -11 = 19. Isto Indica que o 19º dia do ciclo será o fim do período fértil neste caso.

Porém, se mesmo assim você tem dúvidas ou se o seu ciclo menstrual é muito irregular, é importante procurar a ajuda de um médico. Ele saberá orientar, de acordo com as suas características e condições de saúde, o melhor método para você evitar a gravidez ou para engravidar.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir