>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Leite dourado: a bebida da moda

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 21/03/2018 15:47

Dr. Kalil Explica 21. Mar. 2018

A bebida com cúrcuma, que virou moda na mão das celebridades, pode trazer benefícios à saúde, desde que usada com moderação

O leite dourado tem origem na Índia e a partir da junção de ingredientes como gengibre e canela também é utilizado para acelerar o metabolismo e perder peso.

E a partir destas características é que o leite dourado tem ganhado destaque nas redes sociais de blogueiros que se dedicam a temáticas fitness.

Também conhecido como golden milk, a bebida é basicamente uma mistura de leite e cúrcuma. Leite vegetal (coco, amêndoas ou castanhas) é a opção mais usada, mas há também quem misture com leite de vaca.

De acordo com a nutricionista Paula Hertel, "a cúrcuma, conhecida também como açafrão-da-terra, é uma raiz com muitas propriedades benéficas para a saúde. Ela apresenta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Auxilia no controle da glicemia e diminui o risco de desenvolvimento de câncer".

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Importante ressaltar, entretanto, que a bebida sozinha não promove o emagrecimento. Seu consumo deve ser acompanhado por uma nutricionista ou endocrinologista.

Hertel alerta que indivíduos com cálculos biliares não devem consumir a bebida. Se não é o seu caso, mantendo a moderação e orientação, a moda do leite dourado é bem-vinda.

Mais sabor

Alguns ingredientes podem deixar seu leite dourado mais atrativo. Experimente misturar ao leite e à cúrcuma alguns destes elementos: cardamomo, canela, gengibre, óleo de coco, ou mel.

- Não frequentar saunas ou praticar atividades intensas.

Revisão técnica

  • Prof. Dr. Max Grinberg
  • Núcleo de Bioética do Instituto do Coração do HCFMUSP
  • Autor do blog Bioamigo

Fonte: site Coração e Vida, produzido com a curadoria do cardiologista Dr. Roberto Kalil Filho.

Abrir