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  • Alimentos para deixar o tabagismo de lado

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  • Publicado em: 08/05/2018 11:00

Doenças e Tratamento 08. Mai. 2017

Até 2020, serão cerca de 10 milhões de mortos por ano devido ao tabagismo segundo a Organização Mundial da Saúde. O ato de parar de fumar pode parecer difícil, mas algumas mudanças na rotina já podem ajudar neste momento. Alguns alimentos podem ser benéficos na hora de largar o cigarro. Continue a leitura para saber quais são eles e como agem no seu organismo.

Alimentos contra o tabagismo

Ter uma alimentação saudável é fundamental para prevenir uma série de problemas de saúde e, também, para o que o seu corpo receba todos os nutrientes que precisa e funcione corretamente. Além de possuírem uma série de substâncias que o seu corpo necessita, os alimentos abaixo também ajudam a diminuir a vontade de fumar:

 
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Leite e seus derivados - os laticínios podem fazer com que o gosto do cigarro se torne amargo e menos palatável. Então, se você quer parar de fumar, leite, queijos e iogurte, além de serem saborosos e nutritivos, podem te ajudar com esse objetivo.

Frutas e vegetais - o cérebro de alguns fumantes tende a confundir a sensação de fome com a de vontade de fumar. Uma dieta rica em frutas e vegetais pode te manter saciado por mais tempo, pois você pode consumi-los entre as refeições como pequenos lanches.

Chá de ginseng - o chá desta raiz pode ajudar a diminuir a sensação de prazer e bem-estar que a nicotina causa.

Frutas secas e oleaginosas - mastigar algo é uma boa maneira de aliviar a vontade de fumar. Por isto, escolha petiscos saudáveis como nozes, amendoim, castanha e frutas secas.

Evite algumas comidas e bebidas se quiser parar de fumar

Ao contrário dos alimentos citados acima, algumas comidas e bebidas podem atrapalhar as pessoas que desejam parar de fumar. Isto acontece porque eles podem "melhorar" o gosto do cigarro, fazendo com que seja mais difícil largar este hábito. Então, se estiver tentando deixar o tabagismo para trás, diminua o consumo dos seguintes itens:

  • Carnes;

  • Café e bebidas com cafeína;

  • Bebidas alcoólicas;

  • Alimentos apimentados;

  • Alimentos com alto teor de açúcar.

Fonte: parceiro Qualicorp.

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