>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Miopatia metabólica: o que é isso?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 20/06/2018 11:49

Doenças e Tratamento 20. Jun. 2018

O jogador alemão Mario Götze não estará presente em 2018 no maior evento de futebol do mundo. O meia sofre de miopatia metabólica, doença rara que afeta os músculos e explica as diversas lesões que o jogador teve nos últimos anos. A doença diminuiu a capacidade física do atleta, impedindo-o de brilhar em campo, como fez em 2014 quando marcou o gol que deu o tetra à Alemanha. Continue a leitura e conheça mais sobre a doença que atingiu Götze.

O que é miopatia metabólica?

As miopatias metabólicas são um grupo de doenças musculares e genéticas. Elas são geradas por defeitos no metabolismo, ou seja, nas reações químicas celulares responsáveis pela produção e armazenamento de energia. Para cumprir seu papel na movimentação e fortalecimento do corpo, os músculos precisam de uma grande quantidade de energia armazenada. Então, se a energia disponível é menor do que a necessária, eles são os principais afetados. A miopatia metabólica é classificada pelo tipo de metabolismo que foi afetado, podendo ser:

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Distúrbios do metabolismo de glicogênio - incapacidade de converter a glicose em energia

Distúrbios do metabolismo lipídico - deficiência na quebra de lipídios, compostos químicos naturais, impedindo a produção de energia quando o músculo está em repouso

Distúbios mitocondriais - disfunção na mitocôndria, pequenos órgãos responsáveis pela produção de energia

Apenas uma abordagem clínica detalhada pode determinar qual das categorias é a razão da doença.

Quais os principais sintomas da miopatia metabólica?

Algumas pessoas não percebem os sintomas da miopatia metabólica no organismo porque o corpo encontra outras formas de produzir energia para compensar as reações que não funcionam corretamente. No entanto, pacientes que praticam exercícios físicos de alta intensidade, como é o caso de Götze, necessitam de uma produção de energia mais constante. Por isso, os sintomas da doença aparecem com mais frequência. Os sintomas da miopatia metabólica podem ser:

- Fadiga;

- Dores musculares;

- Cãibras;

- Morte ou quebra do tecido muscular.

Fazer exercícios físicos simples, como subir escadas e levantar da cama, passam a exigir grande esforço do paciente, o que explica as constantes lesões que o jogador alemão sofreu nos últimos anos e a sua ausência em diversos jogos.

Tratamentos para a miopatia metabólica

Estudos mostram que exercícios físicos aeróbicos regulares melhoram a capacidade muscular, contribuindo para o alívio dos sintomas. Além disso, tratamentos feitos a partir de mudanças na alimentação, o uso de suplementos e a terapia de reposição químicas são capazes de controlar os sintomas, permitindo que o paciente leve uma vida normal. Apesar de responder bem ao tratamento, os recorrentes problemas provocados pela miopatia metabólica diminuíram a produtividade de Götze e impediram a convocação dele em 2018.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir