>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Pouco leite para amamentar: o que fazer?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 01/08/2018 15:58

Saúde e Bem-Estar 01. Ago. 2018

Muitas mães acham que estão produzindo pouco leite para amamentar e, então, param antes do tempo. Entretanto, é raro que a mulher tenha alguma condição de saúde que a impeça de produzir a quantidade ideal de leite. Na maior parte dos casos, o problema pode ser resolvido seguindo algumas técnicas simples.

Posicionamento correto do bebê na mama - a primeira coisa que você deve levar em conta é que, para garantir a boa produção de leite e proteger o mamilo de machucados, é importante que a criança consiga sugar o seio com facilidade. Para isso, o bebê deve estar bem encostado no corpo da mãe e abocanhar uma grande parte da aréola, aquela região mais escura em volta do bico do peito. Peça orientação ao obstetra ou ao pediatra para aprender a posicionar o bebê na mama.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Frequência da amamentação afeta a produção do leite materno - se você está preocupada em ter pouco leite para amamentar, saiba que quanto mais o bebê mama, mais leite é produzido. A mãe deve oferecer o peito ao filho sempre que ele quiser. Além disso, nos primeiros seis meses de vida, o bebê deve ser alimentado exclusivamente com leite materno, a não ser em casos especiais sob recomendação médica.

Nervosismo prejudica a produção do leite materno - outra coisa que você deve levar em conta é que a insegurança e o nervosismo também podem prejudicar a produção de leite. A amamentação deve ser feita em um local tranquilo e confortável. Experimente colocar uma música relaxante na hora para ajudar a reduzir o estresse. Outros fatores que podem diminuir o volume do leite para amamentar incluem fumar, tomar bebidas alcóolicas e usar certos medicamentos.

Como saber se o bebê está recebendo leite materno suficiente

Para ter certeza de que o bebê está mamando bem, é preciso observar se ele:

- Recupera o peso do nascimento com duas semanas de idade e continua ganhando peso;

- Mama, pelo menos, oito vezes por dia durante 10 minutos;

- Está fazendo cocô amarelo a partir do quinto dia de vida;

- Urina seis vezes por dia ao menos.

Se você acha que está produzindo pouco leite para amamentar, não recorra a tratamentos alternativos por conta própria ou se automedique. Consulte o médico e tire suas dúvidas sobre amamentação.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir