>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • A alimentação durante a amamentação

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 09/08/2018 10:25

Saúde e Bem-Estar 09. Ago. 2018

Para que o leite materno supra todas as necessidades do bebê, a mãe também precisa se alimentar de forma adequada. Como amamentar exige um alto gasto de energia, ela deve consumir alimentos e líquidos além do normal. Continue a leitura para saber quais são as melhores opções para a alimentação.

Quantidade de refeições e líquidos durante a amamentação

Fracionar as refeições pode ser uma boa ideia para garantir que a mãe está ingerindo a quantidade certa de calorias. O ideal é fazer em torno de seis refeições por dia, consumindo uma dieta variada incluindo pães, cereais, frutas, legumes, verduras, derivados de leite e carnes de forma moderada.

A mãe também deve beber bastante água, principalmente durante a amamentação. O recomendado é três litros por dia que podem ser água, sucos e chás. Boa parte do leite materno é água, então, quando mais hidratada a mãe estiver, mais leite vai produzir. Além disso, os líquidos também ajudam a regularizar o funcionamento do intestino.

O que evitar na alimentação durante a amamentação?

Alimentos que fermentam - é recomendável evitar alimentos que fermentem durante o processo de digestão, como feijão, cebola e alho.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

Camarão e peixes - podem fazer parte da dieta. Mas, devem ser consumidas somente duas porções por semana (140g cada) de peixes de água fria, como sardinha e atum. que são boas fontes de ômega-3. É bom evitar os peixes com alta quantidade de mercúrio, como peixe-espada, porque isso pode afetar o desenvolvimento do bebê.

Bebidas com cafeína e álcool e refrigerantes - a mãe também deve evitar na alimentação durante a amamentação café, chá preto, mate e refrigerantes. Essas bebidas, em grande quantidade, podem provocar cólicas no bebê. Já as bebidas alcoólicas podem afetar a saúde do pequeno.

Tabaco - cigarro pode ser prejudicial tanto para a mãe quanto para o bebê.

Suplementos alimentares são necessários durante a amamentação?

Algumas mulheres precisam tomar suplementos de ferro ou vitaminas durante o período de amamentação. Mas esses nutrientes também podem ser encontrados em alguns alimentos, assim como proteínas e cálcio, que também são importantes na alimentação durante a amamentação:

Ferro - carnes, frutos do mar, frutas secas e a gema de ovo, por exemplo, são alimentos ricos na substância;

Vitaminas - frutas e verduras são boas opções;

Proteínas - boas fontes são carne vermelha, frango, ovos, queijo, leite e iogurte;

Cálcio - leite, iogurte, queijos e suco de laranja são boas fontes;

Antes de repor os nutrientes por conta própria, converse com o médico para ter certeza se é mesmo necessário.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir