>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • Como lidar com a depressão?

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 19/09/2018 15:10

Dr. Kalil Explica 19. Set. 2018

A depressão é um transtorno mental que afeta mais de 300 milhões de pessoas no mundo, podendo dificultar a realização de tarefas rotineiras, como sair de casa e trabalhar, comprometendo a qualidade de vida. Continue a leitura para descobrir como lidar com a depressão no dia a dia.

Qual é a causa da depressão?

A depressão é um transtorno mental que provoca tristeza e perda de interesse nas atividades diárias por um período muito longo de tempo. As causas exatas do transtorno ainda não foram descobertas. Porém, existem alguns fatores que estão associados com o diagnóstico da depressão, tais como:

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 
  • Histórico familiar - ter casos de depressão na família pode aumentar as chances de você também desenvolver o transtorno.
  • Gênero - as mulheres têm duas vezes mais chances de ter depressão do que os homens.
  • Estresse - passar por eventos estressantes, como a perda de uma pessoa querida ou situações desagradáveis no trabalho, também influenciam no desenvolvimento da depressão.
  • Outras doenças - ter outros problemas de saúde, como dores crônicas, também pode desencadear a depressão.

Passo a passo para lidar com depressão no dia a dia

Depois do diagnóstico da depressão, converse com o médico sobre as opções de tratamento para o transtorno, que podem incluir medicamentos, terapia e até a prática de exercícios físicos. Mas existem alguns passos simples que você pode incorporar na rotina para lidar com a depressão:

1º PASSO - Evite o isolamento
A apoio de amigos e familiares é muito importante. Não se afaste das pessoas que são importantes para você. O isolamento só agrava a depressão.

2º PASSO - Converse
É muito difícil lidar sozinho com os pensamentos e sentimentos ligados à depressão. Mesmo que você faça o tratamento psicológico, tente conversar com parentes ou amigos quando não estiver bem. Compartilhar ajuda a colocar os pensamentos e sentimentos na perspectiva correta e não os superdimensionar.

3º PASSO - Reserve um tempo para você
uma rotina estressante pode fazer com que os sintomas da depressão sejam mais frequentes. Lembre-se de ter um tempo para você, onde é possível descansar ou até praticar um hobby para se acalmar e fazer algo prazeroso.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir