>

Qualicorp explica

Pesquisar Artigos
  • 6 mitos e verdades sobre o câncer de mama

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 04/10/2018 09:39

O câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo, mesmo assim ainda existem muitas dúvidas sobre a doença. Em função disso, todo ano a campanha Outubro Rosa promove uma série de ações para conscientizar sobre a doença. A informação é a melhor arma para prevenir e enfrentar o problema. Continue a leitura e veja os mitos e verdades sobre o câncer de mama.

 
  Ainda não possui um plano de saúde?
Clique e encontre as melhores opções para você.
 

1. Apenas mulheres têm câncer de mama?
Mito. Homens também podem ter câncer de mama, já que possuem o tecido mamário, mas os índices são baixos. Apenas 1% dos casos da doença afetam os homens.

2. Desodorante antitranspirante pode causar câncer de mama?
Mito. Os antitranspirantes têm em sua composição sais de alumínio, o que leva muitas pessoas a acreditarem que o contato desta substância com o corpo pode propiciar o desenvolvimento de células cancerígenas. Entretanto, não há evidências científicas que comprovem que o uso desse tipo de desodorante cause o câncer de mama.

3. O câncer de mama tem cura?
Verdade. As chances são ainda maiores quando a doença é diagnosticada na fase inicial. Cerca de 95% dos casos de câncer de mama têm chances de cura se forem descobertos precocemente. Por isso, não deixe de fazer a mamografia a cada dois anos a partir dos 50 anos.

4. Se alguém da minha família tem câncer de mama, minhas chances de ter são maiores? Verdade. Até 10% dos casos da doença são causados por fatores genéticos ou hereditários. Isto porque alguns genes que são herdados podem auxiliar no desenvolvimento do câncer. Em especial, há dois genes responsáveis por isso: BRCA1 e BRCA2. Algumas herdam a mutação desses genes, o que aumenta significativamente as chances de ter o câncer de mama. Se você tem algum parente de primeiro grau, como mãe, irmã ou filha com câncer de mama, consulte um médico e faça os exames preventivos que o profissional indicar.

5. Não há como evitar o câncer de mama?
Mito. Cerca de 30% dos casos de câncer de mama poderiam ser evitados se as mulheres adotassem hábitos mais saudáveis no dia a dia. Obesidade e sobrepeso, por exemplo, são fatores de risco para o câncer de mama. Controlar o peso, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, evitar o consumo de bebidas alcoólicas podem ajudar a evitar o câncer de mama.

6. Amamentar pode ser auxiliar na prevenção do câncer de mama?
Verdade. A amamentação pode reduzir o câncer de mama, especialmente se a mulher amamenta por mais de um ano. Isso porque a produção do leite capacita as células mamárias a se protegerem contra mutações. Por outro lado, muitas mulheres tendem a ter hábitos mais saudáveis durante a amamentação. Além disto, as mulheres menstruam menos enquanto amamentam, resultando em níveis menores de estrogênio, o que dificulta que células cancerígenas se liguem a este hormônio.

Se você tiver alguma outra informação e não sabe se é um mito ou verdade sobre o câncer de mama, converse com o seu médico.

Fonte: parceiro Qualicorp.

Abrir