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  • Capriche no café da manhã

  • "Não saia de casa sem se alimentar" e "o café da manhã é a refeição mais importante do dia"
  • Publicado em: 19/10/2011 15:06

"Não saia de casa sem se alimentar" e "o café da manhã é a refeição mais importante do dia" são algumas das mais sábias lições maternais. Passada por gerações, a importância ainda é merecida, já que no período matutino, as pessoas ficam, na maioria das vezes, oito horas sem comer.

A primeira refeição do dia é fundamental, ninguém mais discute isso. Comer bem assim que acordamos faz bem. A pessoa suportou muito tempo sem se alimentar, enquanto estava dormindo. A refeição matinal supre nossas necessidades depois de um longo jejum.

O importante é não pular as refeições e manter um intervalo de, no máximo, quatro horas entre elas. Por isso, não há uma horário certa para tomar café da manhã. Pela manhã, ao acordar, é necessário consumir energia para que sejam realizadas as tarefas do dia.

Por isso, entre outros nutrientes, está o consumo de carboidratos para que possam ser realizadas as atividades do dia a dia, que influenciam no rendimento diário. Quando a rotina estiver muito corrida e o tempo for curto para as refeições no horário certo, especialistas recomendam um lanche entre o café e o almoço.

O que comer?
O cardápio de um café da manhã saudável deve conter proteínas, fibras, carboidratos, vitaminas e minerais para um melhor controle da glicemia - controle de glicose no sangue -, impedindo fraquezas, tonturas e desmaios. Se vier uma vontade de ingerir doces, uma colher de geléia sem açúcar ou uma fatia fina de bolo simples é o ideal.

Há o dia inteiro para queimar essas calorias e essa é a hora apropriada de se deixar cair na tentação de comer doce.

O desjejum é uma boa oportunidade também de consumir cereais integrais, já que, em muitos casos, não estão disponíveis nas outras refeições, feitas geralmente fora de casa. As fibras aumentam a sensação de saciedade e agem diretamente no controle do colesterol e da glicemia em pessoas diabéticas.

Exercícios físicos
Antes de praticar exercícios físicos por até uma hora, o melhor é beber um suco ou um copo de leite e deixar para fazer a refeição completa logo depois.

Independente da atividade na prática de exercícios físicos, trabalho ou mesmo estudo, todos os nutrientes da lista são importantes. O que vai variar é a quantidade.

A lista
Um café da manhã balanceado deve conter pães ou cereais, leite ou iogurte, fruta e queijo magro. Escolha os nutrientes:
Proteína animal:
Leite e derivados (queijo branco, ricota, requeijão, iogurtes) - Ricos em proteína, é também a principal fonte de cálcio. Deve ser ingerida diariamente para evitar problemas ósseos, como a osteoporose.
Presunto e peito de peru - Fontes de proteína que fornecem aminoácidos essenciais para o organismo.

Carboidratos:
Cereais matinais e flocos de aveia - São fontes de fibras que regulam o intestino.
Pães - Fontes de energia.
Biscoitos e bolos - Pela manhã, o consumo moderado não afeta as dietas.
Frutas (ou sucos de fruta) - Ricos em vitaminas e minerais antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.
As vitaminas e minerais estão presentes nas frutas e a ingestão de gordura é absolutamente dispensável.

Comece seu dia muito bem e faça bem feito no café da manhã!

Fontes:

Mayo Foundation
American Dietetic Association
Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO)

 

       
  Acesso ao site da ANS: Acessibilidade:  
   
       

 

*Preços reduzidos em comparação a produtos similares no mercado de planos de saúde individuais (tabela de setembro/2014).

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