>

Qualicorp Apoia

Pesquisar Artigos

  • Qualicorp apoia o Balé da Cidade de São Paulo

  • Saiba mais.
  • Publicado em: 18/12/2017 14:24

Em 2018, o Balé da Cidade de São Paulo completa 50 anos. A Qualicorp, orgulhosamente, apoia esse projeto.

Desde sua fundação, em 7 de fevereiro de 1968, a companhia assumiu o perfil de inovação da dança contemporânea. A longevidade do Balé da Cidade de São Paulo, o rigor e o padrão técnico do elenco e equipe artística atraem os mais importantes coreógrafos brasileiros e internacionais, interessados em criar obras para seus bailarinos e artistas.

De 2001 para cá, sua atuação se estendeu a programas para formação de plateia e a ações culturais como em mostras didáticas na cidade, compartilhando seu patrimônio artístico com a população.

A Qualicorp entrevistou Ismael Ivo, diretor artístico do Balé da Cidade de São Paulo. Ele falou sobre a importância do balé para a cultura e para a saúde. Confira:

1. Como é a rotina de preparação física dos bailarinos?

A preparação dos bailarinos é algo que requer tanto uma preparação física quanto intelectual. Ao assumir o Balé da Cidade implementei, além das aulas de balé, o que chamamos de vivências, que são as aulas específicas, a prática de ioga e meditação. Hoje, a resposta física dos bailarinos vem atrelada ao bem-estar interno. Proponho um bom desenvolvimento pessoal para que se repercuta nas atividades externas a excelência do Balé da Cidade adquirida nesses 49 anos.

2. Como é a alimentação? Existem regras a serem cumpridas para uma boa performance?

Não existem regras específicas, pois cada bailarino possui uma clara consciência corporal. O corpo do bailarino é o seu trabalho; então, de acordo com seu histórico corporal, cada um trabalha sua alimentação. É claro que produtos saudáveis são a chave para manter o corpo saudável, mas cada um cria uma rotina própria.

3. Temos leitores nas redes sociais e em nossos sites que têm interesse em praticar balé. Quais são os benefícios do balé para a saúde?

O balé traz vários benefícios para a saúde, pois proporciona uma disciplina corporal e tônus muito bom, e não é à toa que eles fazem diariamente as aulas também para melhorar a postura e a respiração. A prática constante do balé traz uma base para qualquer tipo de dança também e, por isso, é superrecomendado.

4. Você conhece a moda do balé fitness? Qual o princípio dessa técnica e seus benefícios?

O balé Fitness é uma combinação do balé com as atividades físicas. Ele oferece a possibilidade de trabalhar o corpo de um modo único e, assim, criar resistência. Todos os tipos de combinações de aproximar o público do balé são bem-vindos. A dança no Brasil precisa cada vez mais de espaço, e essa moda, em minha visão, desde que sendo supervisionada por profissionais qualificados, é muito bem-vinda.

5. Você indica o balé para crianças? Se sim, por quê?

O balé não trabalha apenas uma dança, ele trabalha disciplina, trabalho em equipe, protagonismo e senso de arte e estética. Que bom seria se todas as crianças pudessem vivenciar a prática do balé na infância. Seria incrível. Vida longa ao balé e a todas as danças.

Fonte: site do Theatro Municipal.

Abrir