Conheça dicas que aliviam os efeitos da ressaca

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Dor de cabeça, boca seca, cansaço, náusea, diarreia, falta de apetite, problemas de concentração, tontura, alterações no sono, irritabilidade. A lista de efeitos causados pela ressaca é grande e, para se recuperar, o melhor remédio é o tempo. Porém, alguns cuidados podem ajudar a aliviar os incômodos.

A ressaca é uma experiência frequente (e desagradável) que pode ser causada por uma combinação de desidratação, alterações hormonais, alterações inflamatórias e efeitos tóxicos do consumo de álcool em excesso. Além disso, a falta de alimentação e de atividade física e a privação do sono são fatores que podem piorar os sintomas.

Os efeitos da ressaca podem começar de seis a oito horas depois que você parou de consumir álcool e podem durar até 24 horas. Para diminuir o desconforto durante esse período, o indicado é:

  • Permanecer deitado, descansado o corpo, para acelerar a recuperação;
  • Comer alimentos leves e tomar bastante água para evitar a desidratação;
  • Tomar líquidos que reponham o potássio, como isotônicos.

Se necessário, você pode aliviar a dor de cabeça e a náusea com analgésicos e antiácidos. Evite “curar” a ressaca tomando mais álcool. Isso pode até causar um alivio temporário dos sintomas, mas o desconforto voltará e pode até piorar.

Cuidados para evitar os sintomas da ressaca

A melhor forma de evitar a ressaca é ingerir bebidas alcoólicas com moderação. De qualquer forma, ao beber, você pode adotar alguns cuidados que ajudam a evitar sintomas desagradáveis depois:

  • Beba devagar e com o estômago cheio;
  • Modere a quantidade de drinks;
  • Beba um copo de água entre as doses de bebidas alcoólicas, isso ajuda a prevenir a desidratação.

Lembre-se: nunca beba se for dirigir, nem uma dose ao menos, pois a sua diversão pode transformar-se em tragédia. Além disso, bebidas alcoólicas podem causar vários problemas de saúde, além de levarem ao vício.

Fonte: Conteúdo Parceiro Qualicorp

Abrir