Conheça os esportes mais indicados para as crianças

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

A prática de atividades físicas pelas crianças está diretamente ligada à manutenção de uma vida saudável. Assim como se alimentar e descansar de maneira adequada, essa conduta é de extrema importância para os pequenos.

Introduzir as crianças nas práticas esportivas traz uma série de benefícios, como o aumento da coordenação motora, melhor condicionamento físico e também melhora o lado psicológico, ajudando na disciplina e no controle da ansiedade.

Deve-se, porém, tomar cuidado: muitos pais pressionam os filhos para transformá-los nos atletas que gostariam de ter sido. Esse tipo de atitude pode gerar até mesmo o efeito contrário, fazendo com que as crianças criem aversão aos esportes.

Uma boa maneira de evitar que os incentivos se transformem em exigências exageradas é saber qual tipo de atividade física é mais adequada para cada faixa etária. Pensando nisso, nós da Qualicorp Explica selecionamos os esportes que tendem a se encaixar melhor em cada fase da infância.

A partir dos 6 meses: durante esse período, muitos recomendam a natação. A ênfase deve ser no lado lúdico e recreativo do esporte, de uma maneira que possibilite a descoberta de novos movimentos pela criança. Também é válida a presença dos pais durante a prática do esporte, sendo uma excelente maneira de fortalecer os laços.

Entre 3 e 5 anos: o foco ainda deve ser a recreação e o lado lúdico dos esportes, sem pressão por resultados. Porém, já será possível apresentar um leque maior de modalidades. Além da natação, é recomendável o ballet, as artes marciais e também os esportes com bola, como futebol, vôlei, handebol e basquete.

Entre 6 a 9 anos: nessa faixa etária a coordenação motora da criança já está mais desenvolvida, então, ainda nos esportes do item anterior, já será possível a adesão de atividades com movimentos mais elaborados. As crianças podem também participar de pequenas competições, porém sem nenhum tipo de cobrança.

Entre 10 e 12 anos: com essa idade a criança já tem capacidade de escolher qual modalidade desperta mais o seu interesse, e os pais devem levar em conta tais preferências. Caso seja do interesse dos pequenos, também é possível aumentar a intensidade e a carga horária dos treinos.

A partir dos 13 anos e adolescência: trata-se de uma fase cheia de dúvidas e complexidades, e os esportes podem assumir um papel importante durante esse período. As cobranças com a aparência tornam-se muito maiores, assim como é comum que surjam problemas com a autoestima. Dessa forma, as atividades físicas são uma boa maneira de equilibrar essas questões, capazes de manter o corpo e a mente mais saudáveis.

Fonte: Conteúdo Qualicorp

Abrir

Compartilhe:
FacebookTwitterWhatsAppLinkedInShare

Central de Serviços

Consultas, solicitações e informações sobre seu plano.

Baixe nosso aplicativo

Boletos, Demonstrativo de IR, carteirinha e atendimento de um jeito prático.

Serviços úteis para você ter mais agilidade e segurança ao usar seu plano de saúde

Atendimento digital

Se preferir adicione (11) 4004-4400 no seu celular.

Dúvidas frequentes

Clique aqui e acesse as dúvidas mais comuns de nossos clientes.

Atendimento por telefone

Segunda a sexta: 7h às 22h

Sábados: 8h às 14h (exceto feriados)

4004-4400

(Capitais e regiões metropolitanas)

0800 016 2000

(Demais regiões)

SAC

Reclamações, cancelamentos e informações sobre a Qualicorp, 24h por dia, todos os dias.

Vendas

Comercialização de planos de saúde para você ou para sua empresa.

Para você

Planos de saúde para categorias profissionais.

Se preferir adicione (11) 3178-4000 no seu celular.

ou ligue para:

(11) 3178-4000

(São Paulo)

0800 777 4004

(Demais regiões)

Para Sua Empresa

Soluções para empresas de todos os tamanhos

Empresas até 199 vidas (PME Qualicorp)

Solicite uma cotação:

ou ligue para: (11) 3149-8305

Segunda a sexta: 9h às 18h
Para saber mais sobre as soluções PME, clique aqui.

Empresarial

Segunda a sexta: 7h às 22h

(11) 3146-1012

Para solicitar uma cotação ou conhecer melhor as soluções da Qualicorp para benefícios corporativos, clique aqui.